O estágio curricular supervisionado em enfermagem sob a ótica dos concluintes do curso

Autores

  • Marcos Neuilly De Almeida Rodrigues
  • Rosenil Brito Dos Santos
  • Fernanda Farias Da Silva
  • Daniele Melo Sardinha
  • Pedrinha do Socorro Castro dos Prazeres
  • Ana Gracinda Ignácio Da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i258p3279-3284

Palavras-chave:

Estágio Clí­nico, Estudantes de Enfermagem, Metacognição

Resumo

Objetivo: Investigar as dificuldades e contribuições do estágio supervisionado sob a ótica dos estudantes de enfermagem de uma instituição privada do municí­pio de Belém-Pa. Método: Estudo de caráter exploratório, de campo com abordagem qualitativa. A coleta de dados, por meio de entrevista semiestruturada ocorreu no mês de maio de 2019. A análise de dados foi de conteúdo segundo Bardin. Resultados: Evidenciaram-se uma divergência equilibrada entre os participantes, sobre o estágio como lugar de aprendizagem, visto que ao pensar sobre esse aspecto os estudantes associam a aprendizagem, ao relacionar teoria com a prática clí­nica e a realização de procedimentos técnicos especí­ficos das atividades de enfermagem. Os estudantes identificam as dificuldades e as suas consequências para seu aprendizado e a contribuição do estágio para sua formação profissional. Conclusão: O estágio supervisionado é o momento de se desenvolverem competências e habilidades de ser enfermeiro tanto no aspecto assistencial, quanto gerencial.

Biografia do Autor

Marcos Neuilly De Almeida Rodrigues

Enfermeiro pelo Centro Universitário Metropolitano da Amazônia UNIFAMAZ. Belém-PA.

Rosenil Brito Dos Santos

Enfermeiro pelo Centro Universitário Metropolitano da Amazônia UNIFAMAZ. Belém-PA.

Fernanda Farias Da Silva

Enfermeira pelo Centro Universitário Metropolitano da Amazônia UNIFAMAZ. Belém-PA.

Daniele Melo Sardinha

Mestranda em Epidemiologia e Vigilância em Saúde, pelo Instituto Evandro Chagas IEC. Ananindeua-PA.

Pedrinha do Socorro Castro dos Prazeres

Acadêmica de Enfermagem pelo Centro Universitário Metropolitano da Amazônia UNIFAMAZ. Belém-PA.

Ana Gracinda Ignácio Da Silva

Doutora em Enfermagem, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ. Docente do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia UNIFAMAZ. Belém-PA.

Downloads

Publicado

2019-11-01

Como Citar

Neuilly De Almeida Rodrigues, M. ., Brito Dos Santos, R. ., Farias Da Silva, F. ., Melo Sardinha, D. ., do Socorro Castro dos Prazeres, P. ., & Gracinda Ignácio Da Silva, A. . (2019). O estágio curricular supervisionado em enfermagem sob a ótica dos concluintes do curso. Nursing Edição Brasileira, 22(258), 3279–3284. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i258p3279-3284

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos