SENTIMENTOS E EXPECTATIVAS DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM RELAÇÃO DO ESTADO DE ANSIEDADE NA PANDEMIA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i304p9892-9800Palavras-chave:
Ansiedade, Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Emoções, COVID-19Resumo
Objetivos: Identificar os sentimentos e expectativas dos graduandos de enfermagem com a pandemia de COVID-19. Relacionar o estado de ansiedade dos graduandos com a pandemia e associar as características sociodemográficas e consequências econômicas com o estado de ansiedade. Método: Estudo correlacional, transversal quantitativo que teve como variáveis de resposta as expectativas e sentimentos acadêmicos dos estudantes durante a pandemia Covid-19 e como variáveis preditoras as características sociais e o estado de ansiedade. A amostra foi composta por 30 participantes com idade média de 25,7 anos (desvio-padrão 8,0). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da IES sob número de parecer 4.467.808. O período da coleta de dados foi de março de 2021 a abril de 2021. Resultados: A maioria dos participantes era do sexo feminino (63,3%), natural de São Paulo e sem companheiro. A cor autorreferida mais frequente foi a branca (50,0%) e os principais sentimentos foram de insegurança (36,7%). Conclusão: Houve correlações significativas do traço de ansiedade para o sexo feminino, para aqueles que viviam sem companheiro e entre aqueles de pele branca, também houve associação significativas entre os escores IDATE e sentimentos acadêmicos.
DESCRITORES: Ansiedade; Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Emoções; Covid-19.
Referências
- Brito SBP, Braga IO, Cunha, CC, Vanconcelos MA, Tekenamil PI. Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século XXI COVID-19 pandemic: the biggest challenge for the 21st century. [serial on Internet]. 2020.Vigil. sanit. [cited em 2021 jul 19.] debate;8(2):54-63. DOI: https://doi.org/10.22239/2317-269x.01531
- Parecer Homologado Parcialmente Cf. Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 1o/6/2020, Seção 1, Pág. 32. Ver Parecer CNE/CP no 9/2020. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. [serial on Internet]. Aprovado em 28/04/2020. [cited em 2021 jul 28.] Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192
- Salin AB, Freire AAMM, Pontes AD, Brito ACA, Saraiva GBN, Deus JST, et al. Sentimentos desenvolvidos pelos alunos do último ano do curso de enfermagem relacionado à COVID-19. Cap.18 livro: COVID-19: o trabalho dos profissionais da saúde em tempos de pandemia. Editora: Ciência Digital. [serial on Internet]. 2020. [cited 2021 jul 20]. doi: https://doi.org/10.37885/210203349
- Franzoi MAH, Cauduro FLF. Atuação de estudantes de enfermagem na pandemia de Covid-19. Cogitare enferm. [serial on Internet]. 2020. [cited 2021 jul 20]. doi: https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.73491
- Grilo APS, Oliveira AAP, Puggina ACG. Public speaking: relationship with competency in communication, anxiety and student oratory experiences. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. [serial on Internet]. 2019;9:e3534. [cited 2021 jul 26]. doi: https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.353
-Margins R, Picon P, Cosner AF, Silveira RO. Relação entre estressores, estresse e ansiedade. [serial on Internet]. R. Psiquiatr. 2003. RS, 25'(suplemento 1): 65-74, abril. [cited em 2021 jul 26]. Available from: https://www.scielo.br/j/rprs/a/Jfqm4RbzpJhbxskLSCzmgjb/?lang=pt&format=pdf
- Spielberger CD, Natalício L, Biaggio MA. Desenvolvimento da Forma Experimental em Português do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Arq Bras Psicol Apl. [serial on Internet]. 1997. [cited em 2020 out 28]; 29(3):31-44. Available from: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/abpa/article/view/17827
- Lopes JMM, Leal MCS. A feminização persistente na qualificação profissional da enfermagem brasileira. [serial on Internet] 2005. [cited 2020 out 13] In: Cadernos Pagu.105-125p. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-83332005000100006
- Cunha FFY, Sousa RR. Gênero e enfermagem: um ensaio sobre a inserção do homem no exercício da enfermagem. [serial on Internet] 2016. [cited 2020 out 13]; Revista Face; vol.13 n.3. doi: https://doi.org/10.21450/rahis.v13i3.4264
- Correa, PV. Escuta histórico-cultural de dificuldades de aprendizagem: multiplicidade da experiência habitada no discurso. Psicol. educ. [online]. 2019, n.49 [cited 2020-07-03], pp. 41-48. ISSN 1414-6975.Doi: http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20190017.
- Campos PFS, Carrijo, AR. Ilustre inominada: Lydia das Dôres Matta e enfermagem brasileira pós-1930. [serial on Internet]. 2019. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.26, n.1, jan.-mar; p.165- 185. [cited em 2020 jul 13]. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-59702019000100010
-Lombardi MR, Campos VP. A enfermagem no brasil e os contornos de gênero, raça/cor e classe social na formação do campo profissional. [serial on Internet]. 2018. [cited 2020 jul 15]In: Revista da ABET, vol. 17, n. 1. doi: https://doi.org/10.22478/ufpb.1676-4439.2018v17n1.41162
-Medina IA, Carreño SP, Cha- parro LP, Gallegos-Torres RM, Medina JA, Hernández EK. Fear, Stress, and Knowledge regarding COVID-19 in Nursing Students and Recent Graduates in Mexico. [serial on Internet]. 2021 Invest. Educ. Enferm. 39(1):e05.;29(3):31-44. [cited em 2020 jul 28]. doi: https://doi.org/10.17533/udea.iee.v39n1e05
-Lira ALBC, Adamy EK, Teixeira E, Silva FV. Nursing education: challenges and perspectives in times of the COVID-19 pandemic. [serial on Internet]. 2020. Rev Bras Enferm. 73 (suppl 2):e20200683. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0683
-Coelho LS, Tony ACC, Laguardia GCA, Santos KB, Friedrich DBC, Cavalcante RB, et al. Are symptoms of depression and anxiety in nursing students associated with their sociodemographic characteristics? [serial on Internet]. 2021. Rev Bras Enferm; 74(suppl 3):e20200503. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0503
-Moura IH, Nobre RS, Cortez RMA, Campelo V, Macedo SF, Silva ARV. Qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem. [serial on Internet]. 2016. Rev Gaúcha Enferm; jun;37(2):e55291. doi: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2016.02.55291