Conhecimento e habilidades em primeiros socorros por profissionais da educação
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i282p6399-6403Palavras-chave:
Educação em Saúde, Primeiros Socorros, Criança, EmergênciasResumo
Objetivos: Verificar o conhecimento e habilidades dos profissionais da educação básica sobre suporte básico de vida. Método: O estudo caracterizou-se em uma pesquisa com abordagem quantitativa, transversal e descritiva realizada com 125 profissionais, trabalhadores de escolas de uma cidade de Minas Gerais, no período de janeiro a março de 2021. A coleta de dados foi realizada através de um questionário validado e adaptado para ser usado a partir da plataforma Google Formulários. O projeto de pesquisa foi avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FUNORTE. Resultados: observou-se que os profissionais entrevistados não possuem preparo e/ou treinamento para uma situação de urgência/emergência, demonstraram que sabem detalhar com precisão informações ao serviço especializado. Conclusão: Os profissionais entrevistados não estão aptos para conduzir emergências até a chegada do socorro especializado, necessitando, portanto, de uma qualificação.