Humanização da assistência ao parto: opinião dos acadêmicos de enfermagem

Autores

  • Marta Maria Francisco
  • Iara Alves Feitoza de Andrade
  • Liniker Scolfild Rodrigues da Silva
  • Mirthis Cordeiro Ferreira
  • Danielle Luiza Figuerôa de A. Aymar
  • Elania Maria da Silva Simões

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i270p4897-4908

Palavras-chave:

Enfermagem Obstétrica, Estudantes, Humanização da Assistência, Parto Normal, Parto Humanizado

Resumo

Objetivo: investigar a opinião dos acadêmicos de enfermagem sobre a humanização da assistência ao parto. Método: estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa. Para a análise dos depoimentos, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin12. A coleta de dados ocorreu no mês de junho de 2017, no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A população estudada constituiu-se em discentes da Graduação em Enfermagem da UFPE. A seleção dos participantes foi casual na qual as pesquisadoras realizaram pessoalmente o convite, sendo incluí­dos alunos que expressaram o desejo de participar. Resultados: evidenciou-se que dentre as três categorias principais, centradas: 1. no protagonismo da mulher, 2. na humanização dos cenários da assistência ao parto e 3. em ações educativas tanto dos profissionais quanto da parturiente. Observou-se também, diante das respostas colhidas, a existência de subcategorias que reforçam a importância das três principais. Conclusão: entende-se então que, o processo de humanização da assistência ao parto é amplo, e analisá-lo sob a perspectiva de profissionais da saúde e de estudantes de Enfermagem é um caminho.

Biografia do Autor

Marta Maria Francisco

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Aluna Especial do Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Iara Alves Feitoza de Andrade

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Enfermeira Especialista em Hematologia pela Universidade de Pernambuco (UPE). Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Liniker Scolfild Rodrigues da Silva

Especialista em Enfermagem Obstétrica na modalidade Residência pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças/Universidade de Pernambuco (FENSG/UPE). Sanitarista, Especialista em Saúde Coletiva na modalidade Residência pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM)/UPE. Recife, Pernambuco (PE), Brasil. Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Mirthis Cordeiro Ferreira

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Danielle Luiza Figuerôa de A. Aymar

Médica graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Médica pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco (SES/PE) no Hospital Otávio de Freitas (HOF). Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Elania Maria da Silva Simões

Residente em Enfermagem em Infectologia pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco (SES/PE). Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Francisco, M. M. ., Alves Feitoza de Andrade, I. ., Scolfild Rodrigues da Silva, L. ., Cordeiro Ferreira, M. ., Figuerôa de A. Aymar, D. L. ., & da Silva Simões, E. M. . (2020). Humanização da assistência ao parto: opinião dos acadêmicos de enfermagem. Nursing Edição Brasileira, 23(270), 4897–4908. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i270p4897-4908

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos