Representações sociais de puérperas sobre as mamas no aleitamento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i284p7038-7031

Palabras clave:

Período pós-parto, Aleitamento materno, Glândulas mamárias humanas, Enfermagem

Resumen

Objetivo: Apreender representações sociais de puérperas sobre as mamas no período do aleitamento. Método: Pesquisa qualitativa, fundamentada na teoria das representações sociais. Utilizou-se o teste de associação livre de palavras, aplicado a 95 puérperas num Centro de Parto Normal de Salvador-Ba, no período de novembro de 2017 a fevereiro de 2018. Realizou-se a análise da estrutura das representações sociais a partir da árvore de similitude das evocações livres. Resultados: As representações sociais das puérperas sobre as mamas são marcantemente a dor e o tamanho, influenciadas por elementos periféricos que envolvem o ato de amamentar e a saúde, estando associadas as suas crenças, conhecimentos e valores afetivos. As participantes reconhecem que as mamas são partes importantes do corpo que requerem cuidado cotidianamente. Conclusão: Os achados corroboram para novos olhares para subjetividades que envolvem o aleitamento, podendo nortear práticas de cuidado em saúde que colaborem para satisfação enquanto nutriz.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Cintia Michelle Alexandria Nepomuceno, Especialista em Enfermagem Obstétrica



Rogéria Caetano de Carvalho, Centro Universitário Estácio da Bahia, Brasil



Andreia Silva Rodrigues, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia, Brasil Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Bahia, Brasil.



Simone Santos Souza, Mestre em Enfermagem e Saúde pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Centro Universitário Jorge Amado



Publicado

2022-01-10

Cómo citar

Michelle Alexandria Nepomuceno, C. ., Caetano de Carvalho, R. ., Silva Rodrigues, A. ., Santos Souza, S., Sueli Santos Suto , C. ., & Peixoto de Almeida Brandão , S. . (2022). Representações sociais de puérperas sobre as mamas no aleitamento. Nursing Edição Brasileira, 25(284), 7038–7031. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i284p7038-7031

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos