IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO ENTRE COMUNIDADE E GRADUANDO, PARA UMA FORMAÇÃO HUMANIZADA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2024v27i308p10122-10124

Palavras-chave:

Monitoria. Enfermagem Holística. Sociedade civil. Saúde. Educação em Enfermagem. Prática Integral de Cuidados de Saúde.

Resumo

OBJETIVO: Relatar a inter-relação com a sociedade durante o tempo de monitoria, como isso é importante para a capacitação de excelência, e também como essa humanização contribui para tratamento e evolução do paciente. METODOLOGIA: O estudo consiste em um relato de experiência de um dos monitores da clínica de feridas durante um semestre de monitoria, apresentando caráter descritivo. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a vivência notou-se o quão importante é enxergar esse lado humano do paciente, não se preocupando apenas com suas queixas. Agindo desse modo, teve como resultado pacientes mais felizes, engajados com o tratamento e gostando de estar naquele ambiente, por mais doloroso que fosse o real motivo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É vital para o graduando aprender a lapidar sua abordagem com o paciente, atuando de maneira holística. Essa interação entre universidade e corpo social é de fundamental importância para desenvolver profissionais que saiam ainda mais capacitados para o mercado de trabalho, principalmente quando se trata de profissionais da área da saúde, possibilitando mesclar assistência e atendimento, com o processo de ensino-aprendizado das práticas de saúde.

Referências

Mendes T de MC, Ferreira TL dos S, Carvalho Y de M, Silva LG da, Souza CMC de L, Andrade FB de. CONTRIBUTIONS AND CHALLENGES OF TEACHING-SERVICE-COMMUNITY INTEGRATION. Texto contexto - enferm [Internet]. 2020;29:e20180333. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0333.

Casate JC, Corrêa AK. Humanização do atendimento em saúde: conhecimento veiculado na literatura brasileira de enfermagem. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2005Jan;13(1):105–11. Available from: https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000100017.

Ortega M del CB, Cecagno D, Llor AMS, Siqueira HCH de, Montesinos MJL, Soler LM. Academic training of nursing professionals and its relevance to the workplace. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2015May;23(3):404–10. Available from: https://doi.org/10.1590/0104-1169.0432.2569

Ramirez MA, Cunha ESM. AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SOB A PERSPECTIVA DO PÚBLICO ALVO: O ÍNDICE DE IMPACTO SOCIAL. Interfaces - Rev. de Ext. UFMG [Internet]. 27º de dezembro de 2017 [citado 24º de janeiro de 2024];5(2):230-44. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19017.

Mendes T de MC, Ferreira TL dos S, Carvalho Y de M, Silva LG da, Souza CMC de L, Andrade FB de. CONTRIBUTIONS AND CHALLENGES OF TEACHING-SERVICE-COMMUNITY INTEGRATION. Texto contexto - enferm [Internet]. 2020;29:e20180333. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0333.

Downloads

Publicado

2024-02-21

Como Citar

Cozzer Briela, G. (2024). IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO ENTRE COMUNIDADE E GRADUANDO, PARA UMA FORMAÇÃO HUMANIZADA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Nursing (Edição Brasileira), 27(308), 10122–10124. https://doi.org/10.36489/nursing.2024v27i308p10122-10124

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Categorias