IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO ENTRE COMUNIDADE E GRADUANDO, PARA UMA FORMAÇÃO HUMANIZADA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO ENTRE COMUNIDADE E GRADUANDO, PARA UMA FORMAÇÃO HUMANIZADA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

THE IMPORTANCE OF INTERACTION BETWEEN THE COMMUNITY AND UNDERGRADUATES FOR A HUMANIZED EDUCATION: AN EXPERIENCE REPORT.

LA IMPORTANCIA DE LA INTERACCIÓN ENTRE LA COMUNIDAD Y LOS ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS PARA UNA FORMACIÓN HUMANIZADA: INFORME DE UNA EXPERIENCIA.

AUTORES

Geraldo Cozzer Briela - Graduando de Enfermagem pelo Centro Universidade do Espírito Santo (UNESC), Colatina, Espírito Santo. https://orcid.org/0009-0001-4514-6527

RESUMO

Durante a vivência acadêmica, as universidades conectam seus futuros profissionais para assistência à comunidade, tendo em vista uma formação centrada na humanização dos pacientes. O programa de monitoria  para a clínica interdisciplinar no tratamento de feridas, do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC), não se limita apenas ao campo teórico, abrangendo muito a prática com o corpo social e possibilita essa experiência com a comunidade de forma humanizada. OBJETIVO: Relatar a inter-relação com a sociedade durante o tempo de monitoria, como isso é importante para a capacitação de excelência, e também como essa humanização contribui para tratamento e evolução do paciente. METODOLOGIA: O estudo consiste em um relato de experiência de um dos monitores da clínica de feridas durante um semestre de monitoria, apresentando caráter descritivo. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a vivência notou-se o quão importante é enxergar esse lado humano do paciente, não se preocupando apenas com suas queixas. Agindo desse modo, teve como resultado pacientes mais felizes, engajados com o tratamento e gostando de estar naquele ambiente, por mais doloroso que fosse o real motivo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É vital para o graduando aprender a lapidar sua abordagem com o paciente, atuando de maneira holística. Essa interação entre universidade e corpo social é de fundamental importância para desenvolver profissionais que saiam ainda mais capacitados para o mercado de trabalho, principalmente quando se trata de profissionais da área da saúde, possibilitando mesclar assistência e atendimento, com o processo de ensino-aprendizado das práticas de saúde.

Descritores: Monitoria. Enfermagem Holística. Sociedade civil. Saúde. Educação em Enfermagem. Prática Integral de Cuidados de Saúde

ABSTRACT 

During their academic experience, universities connect their future professionals to assist the community,
with a view to training centred on the humanization of patients. The monitoring program for the interdisciplinary wound care clinic at the Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC) is not just limited to the theoretical field, but also encompasses a lot of practice with the social body and enables this experience with the community in a humanized way. Objective: To report on the interrelationship with society during the monitoring period, how important this is for the training of excellence, and also how this humanization contributes to the treatment and evolution of the patient. METHODOLOGY: The study consists of a report on the experience of one of the wound clinic monitors during a semester
of monitoring, and is descriptive in nature. Results and Discussion: During the experience, we noticed how important it is to see the human side of the patient, not just worrying about their complaints. Acting in this way resulted in happier patients, engaged with the treatment and enjoying being in that environment, no matter how painful the real reason. Final considerations: It is vital for undergraduates to learn how to refine their approach to patients, acting in a holistic way. This interaction between the university and society is of fundamental importance for developing professionals who are even more qualified for the job market, especially when it comes to health professionals, making it possible to merge
assistance and care with the teaching-learning process of health practices.

DESCRIPTORS: Monitoring. Holistic nursing. Civil society. Health. Nursing Education. Integral Healthcare Practice.

RESUMEN

Durante su experiencia académica, las universidades vinculan a sus futuros profesionales con la asistencia a la comunidad, con vistas a una formación centrada en la humanización de los pacientes. El programa de acompañamiento de la clínica interdisciplinaria de cuidado de heridas del Centro Universitario do Espírito Santo (UNESC) no se limita apenas al campo teórico, sino que abarca mucha práctica con el cuerpo social y posibilita esta experiencia con la comunidad de forma humanizada. Objetivo: Informar sobre la interrelación con la sociedad durante el período de seguimiento, cuán
importante es esto para la formación de excelencia, y también cómo esta humanización contribuye al tratamiento y evolución del paciente. Metodología: El estudio consiste en un informe sobre la experiencia de uno de los monitores de la clínica de heridas durante un semestre de monitorización, y es de naturaleza descriptiva. RESULTADOS Y DISCUSIÓN: Durante la experiencia, nos dimos cuenta de lo importante que es ver el lado humano del paciente, no sólo preocuparse por sus quejas. Actuar de esta manera resultó en pacientes más felices, comprometidos con el tratamiento y disfrutando de estar en ese ambiente, por más doloroso que sea el motivo real.Consideraciones finales: Es fundamental que los
estudiantes universitarios aprendan a perfeccionar su abordaje con los pacientes, actuando de forma holística. Esta interacción entre la universidad y la sociedad es de fundamental importancia para el desarrollo de profesionales aún más cualificados para el mercado de trabajo, especialmente cuando se trata de profesionales de la salud, haciendo posible la fusión de la asistencia y el cuidado con el proceso de enseñanza-aprendizaje de las prácticas de salud.

DESCRIPTORES: Monitoreo. Enfermería holística. Sociedad civil. Salud. Educación en enfermería. Práctica sanitaria integral.

Recebido: 25/01/2024
Aprovado:
02/02/2024

INTRODUÇÃO

Durante a vivência acadêmica, as universidades conectam seus futuros profissionais para assistência à comunidade, possibilitando o graduando ter uma visão ampla do seu paciente. Enxergando o indivíduo além da sua condição, fazendo com que a humanização seja ainda mais experimentada na prática com a sociedade.

O programa de monitoria  para a clínica interdisciplinar no tratamento de feridas, do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC), não se limita apenas ao campo teórico, abrangendo muito a prática com o corpo social e possibilita essa experiência com a comunidade de forma humanizada. “A interação da universidade com os serviços, além de fortalecer a formação crítica dos sujeitos da comunidade e dos serviços, exercita a superação da visão tradicional e fragmentada do trabalho em saúde e amplia a visão do estudante, desmitificando o saber científico em uma atuação centrada na vida, e não apenas na doença e na cura.”1:10

Essa visão ampla e centrada na vida, enxergando o indivíduo como um todo e não apenas sua condição, faz com que a humanização seja ainda mais experimentada na prática com a comunidade. “Humanizar a relação com o doente realmente exige que o trabalhador valorize a afetividade e a sensibilidade como elementos necessários ao cuidar. [...] Ter sensibilidade para a escuta e o diálogo, mantendo relações éticas e solidárias, envolve um aprendizado contínuo e vivencial…”2:110

Vivenciar todos os tipos de diversidade de pessoas e estar em contato com várias culturas pessoais distintas, ajuda a formar o caráter do futuro profissional de saúde, ajudando também a saber lidar com mais tranquilidade e aceitabilidade em casos parecidos com os que aconteceram em sua vivência académica.

“A relação entre ensino superior, sociedade e mercado de trabalho tem contribuído para o planejamento e gestão dos Planos de Estudo, com o objetivo de identificar formas, métodos e conteúdos que devem ser assumidos pelo ensino superior, melhorando o desenvolvimento social, econômico e cultural, de acordo com as necessidades dos clientes/pacientes, de um ponto de vista biopsicossocial.” 3:405

Dessa forma, é notório que o ensino da universidades são pautados no “público-alvo” de seus alunos, dando-lhe a oportunidade cada vez mais de poder fazer isso na prática, facilitando seu aprendizado. “Para que a formação dos acadêmicos seja ligada à realidade, eles precisam ter contato com a população e seus problemas, prática essa que encontra na extensão um espaço privilegiado.” 4: 234

OBJETIVO

Relatar a experiência e a inter-relação com a sociedade durante o tempo de monitoria prática, como isso foi e é importante para a formação e capacitação de excelência no campo da saúde, visto que também faz parte do processo de aprendizagem as relações com a comunidade. Sendo preciso entender o paciente de forma central e todos os aspectos de sua vida e também de forma humanizada. “Assim, não se pode perder de vista a missão social do processo de formação de profissionais de saúde/enfermagem, agregada à excelência acadêmica como instrumento de produção de saberes e prática efetivamente interdisciplinares.”5:834

Descrever como esses processos práticos ajudam os graduandos em sua formação e futuramente na sua profissão, tendo em vista acontecimentos rotineiros que sempre demandam que o futuro profissional tenha essa experiência e vivência para saber lidar com todo o processo. “A integração entre ensino e serviço proporciona melhor capacitação do docente, do estudante e do profissional do serviço de saúde. Por conseguinte, garante ações e serviços de qualidade à população…” 6:03

METODOLOGIA

O estudo consiste em um relato de experiência de um dos monitores da clínica de feridas durante um semestre de monitoria, apresentando caráter descritivo.

Essa monitoria tinha cunho prático, e toda uma dinâmica de clínica e atendimento ao paciente, visto que o sistema universitário era integrado ao SUS, por isso também era sempre supervisionado por um professor responsável sobre aquela disciplina. A Clínica Interdisciplinar no Tratamento de Feridas atende pacientes da cidade sede da universidade, Colatina, e cidades próximas, correspondentes ao regional de saúde do norte do estado do Espírito Santo.

As atividades desenvolvidas proporcionaram aos monitores um aprofundamento em seus conhecimentos e habilidades; prestar esclarecimentos às dúvidas dos estudantes, quanto ao conteúdo curricular; auxiliar, manter, preparar equipamentos, peças e impressos dos laboratórios; participar de eventos científicos; comparecer às reuniões agendadas e realizar evolução do paciente no prontuário eletrônico.

Todos esses conhecimentos também foram passados aos alunos, preparando-os para lidar com futuros pacientes após a graduação, já no mercado de trabalho. “Considera-se que o papel do Ensino Superior não é o de mero adicionador de conhecimentos teóricos e científicos. Ele é responsável por proporcionar a aprendizagem como um processo ativo, cognitivo, construtivo, significativo, mediado e autorregulado (Beltran, 1996), o que implica refletir sobre a organização de práticas pedagógicas e de metodologias de ensino.”7:135

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Na vivência notou-se o quão importante é enxergar esse lado humano do paciente, não se preocupando apenas com suas queixas. Exemplos práticos  são proporcionar acolhimento, conhecer mais sobre o indivíduo, fazê-lo se sentir importante e se mostrando preocupado com seu cuidado e evolução. “Uma postura acolhedora implica estar atento e poroso às diversidades cultural, racial e étnica.”8:21 De certo modo, estar atento a toda bagagem histórica e cotidiana que o paciente carrega consigo.

Os atendimentos aos pacientes eram feitos com uma breve anamnese, a princípio eram identificados os problemas de saúde, depois prescritas e implementadas medidas de enfermagem com o objetivo de promoção, proteção, recuperação ou reabilitação do paciente.

Durante os curativos, e com auxílio dos monitores, os alunos interagiam com os pacientes, pediam de sua rotina, suas perspectivas e diversos aspectos do cotidiano de suas relações (sempre deixando-o à vontade, caso não quisesse interagir). Desse modo, destaca-se também o lado psicossocial da assistência ao paciente, entendendo que seu bem estar deve ser de forma integral.

“Humanizar não é apenas ‘amenizar’ a convivência hospitalar, senão, uma grande ocasião para organizar-se na luta contra a inumanidade, quaisquer que sejam as formas que a mesma adote.”9:281 Essa colaboração dos pacientes para com diversos universitários, pode contribuir para o  aperfeiçoamento de suas técnicas e abordagem humanizada ao paciente. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conclui-se que essa interação entre universidade e corpo social é de fundamental importância para desenvolver profissionais que saiam ainda mais capacitados para o mercado de trabalho, principalmente quando se trata de profissionais da área da saúde. “As aulas práticas estimulam os alunos à flexibilidades e habilidades, fazendo com que eles adquiram uma autonomia profissional relevante para a área de formação.”10 Nessa visão, as escolas superiores estão cada vez mais buscando apoio das redes municipais e ações de prestação de serviço para comunidade, buscando assim inserir seus discentes além das salas de aulas e dos laboratórios. “No processo de ensino da prática deve sempre assimilar o que foi adquirido de conhecimentos da teoria para que o aluno consiga realizar suas atividades práticas.”11

Ademais, é vital para o graduando aprender a lapidar sua abordagem com o paciente, atuando de maneira holística. Cooperando para que a comunidade entenda que saúde não é apenas ausência de doença, mas um completo estado de bem-estar físico,  mental e social, assim como destaca a OMS. Dessa forma, é fundamental a ligação direta entre comunidade e graduando, possibilitando mesclar assistência e atendimento, com o processo de ensino-aprendizado das práticas de saúde. Sendo assim, é imprescindível investir no preparo dos profissionais que atuam nos serviços de saúde, principalmente no que diz respeito ao relacionamento interpessoal, a fim de favorecer sua receptividade ao trabalho em equipe e a expressão das demandas subjetivas de usuários, familiares e demais profissionais, a partir de uma escuta ampliada.12:234

REFERÊNCIAS

  1. Mendes T de MC, Ferreira TL dos S, Carvalho Y de M, Silva LG da, Souza CMC de L, Andrade FB de. CONTRIBUTIONS AND CHALLENGES OF TEACHING-SERVICE-COMMUNITY INTEGRATION. Texto contexto - enferm [Internet]. 2020;29:e20180333. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0333.
  2. Casate JC, Corrêa AK. Humanização do atendimento em saúde: conhecimento veiculado na literatura brasileira de enfermagem. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2005Jan;13(1):105–11. Available from: https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000100017.
  3. Ortega M del CB, Cecagno D, Llor AMS, Siqueira HCH de, Montesinos MJL, Soler LM. Academic training of nursing professionals and its relevance to the workplace. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2015May;23(3):404–10. Available from: https://doi.org/10.1590/0104-1169.0432.2569
  4. Ramirez MA, Cunha ESM. AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SOB A PERSPECTIVA DO PÚBLICO ALVO: O ÍNDICE DE IMPACTO SOCIAL. Interfaces - Rev. de Ext. UFMG [Internet]. 27º de dezembro de 2017 [citado 24º de janeiro de 2024];5(2):230-44. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19017.
  5. Fernandes JD, Almeida Filho N de, Santa Rosa D de O, Pontes M, Santana N. Ensinar saúde/enfermagem numa nova proposta de reestruturação acadêmica. Rev esc enferm USP [Internet]. 2007Dec;41(spe):830–4. Available from: https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000500016
  6. Mendes T de MC, Ferreira TL dos S, Carvalho Y de M, Silva LG da, Souza CMC de L, Andrade FB de. CONTRIBUTIONS AND CHALLENGES OF TEACHING-SERVICE-COMMUNITY INTEGRATION. Texto contexto - enferm [Internet]. 2020;29:e20180333. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0333.
  7. Frison LMB. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições [Internet]. 2016Jan;27(1):133–53. Available from: https://doi.org/10.1590/0103-7307201607908

       8.Brasil. Ministério da Saúde. (2006). Acolhimento nas práticas de produção de saúde. Brasília:   Ministério da Saúde.

  1. Oliveira BRG de, Collet N, Viera CS. A humanização na assistência à saúde. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2006Mar;14(2):277–84. Available from: https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000200019
  2.   Pereira, D.B.; Pereira, I.C.; Ruston M.D.; Alves P.C.M.C. A importância das aulas práticas no processo de Ensino-Aprendizagem na graduação, direcionado para Ciências Biológicas. XII Encontro Latino Americano de Iniciação científica e VIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba. 2008.
  3. Campos CMS, Soares CB, Trapé CA, Silva BRB, Silva TC. Articulação teoria-prática e processo ensino-aprendizagem em uma disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva. Rev esc enferm USP [Internet]. 2009Dec;43(spe2):1226–31. Available from: https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000600014.
  4. Pelisoli C, Sacco AM, Barbosa ET, Pereira C de O, Cecconello AM. Acolhimento em saúde: uma revisão sistemática em periódicos brasileiros. Estud psicol (Campinas) [Internet]. 2014Apr;31(2):225–35. Available from: https://doi.org/10.1590/0103-166X2014000200008