SENTIMENTOS E EXPECTATIVAS DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM RELAÇÃO DO ESTADO DE ANSIEDADE NA PANDEMIA COVID-19

Autores

  • Adriana Pereira da Silva Grilo Enfermeira Graduada pela Universidade Brasil (UB) Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação stricto sensu em Enfermagem (Univeritas UnG), Doutoranda em Ciência pelo Programa de Pós-graduação stricto sensu em Enfermagem (Univeritas - UnG), Especialistas em Docência para o Ensino Superior pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Atualmente é Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. https://orcid.org/0000-0002-7342-9508
  • Harriet Enfermeira Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Concluiu o Programa de Aprimoramento Modalidade Residência em Enfermagem Cardiovascular pelo IDPC - Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. É Mestre em Ciências pelo Programa de Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Especialista em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é Docente do Cursos de Graduação em Enfermagem da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). https://orcid.org/0000-0002-2405-8640
  • Rosana dos Santos Martins Enfermeira Graduada em Enfermagem pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Concluiu Especialização em enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Mestre em Ciências de Saúde pelo Programa de Pós-graduação stricto sensu em Enfermagem- UNIVERITAS - UnG. Atualmente docente no curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. https://orcid.org/0000-0003-2229-7733
  • Leidilândia Enfermeira, Graduada pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. Pós- Graduanda em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e pediátrica pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Atualmente é Enfermeira Intensivista Pediátrica no Hospital Estadual Mário Covas https://orcid.org/0000-0002-5508-6900

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i304p9892-9800

Palavras-chave:

Ansiedade, Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Emoções, COVID-19

Resumo

Objetivos: Identificar os sentimentos e expectativas dos graduandos de enfermagem com a pandemia de COVID-19. Relacionar o estado de ansiedade dos graduandos com a pandemia e associar as características sociodemográficas e consequências econômicas com o estado de ansiedade. Método: Estudo correlacional, transversal quantitativo que teve como variáveis de resposta as expectativas e sentimentos acadêmicos dos estudantes durante a pandemia Covid-19 e como variáveis preditoras as características sociais e o estado de ansiedade. A amostra foi composta por 30 participantes com idade média de 25,7 anos (desvio-padrão 8,0). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da IES sob número de parecer 4.467.808. O período da coleta de dados foi de março de 2021 a abril de 2021. Resultados: A maioria dos participantes era do sexo feminino (63,3%), natural de São Paulo e sem companheiro. A cor autorreferida mais frequente foi a branca (50,0%) e os principais sentimentos foram de insegurança (36,7%). Conclusão: Houve correlações significativas do traço de ansiedade para o sexo feminino, para aqueles que viviam sem companheiro e entre aqueles de pele branca, também houve associação significativas entre os escores IDATE e sentimentos acadêmicos.

DESCRITORES: Ansiedade; Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Emoções; Covid-19. 

 

Referências

- Brito SBP, Braga IO, Cunha, CC, Vanconcelos MA, Tekenamil PI. Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século XXI COVID-19 pandemic: the biggest challenge for the 21st century. [serial on Internet]. 2020.Vigil. sanit. [cited em 2021 jul 19.] debate;8(2):54-63. DOI: https://doi.org/10.22239/2317-269x.01531

- Parecer Homologado Parcialmente Cf. Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 1o/6/2020, Seção 1, Pág. 32. Ver Parecer CNE/CP no 9/2020. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. [serial on Internet]. Aprovado em 28/04/2020. [cited em 2021 jul 28.] Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192

- Salin AB, Freire AAMM, Pontes AD, Brito ACA, Saraiva GBN, Deus JST, et al. Sentimentos desenvolvidos pelos alunos do último ano do curso de enfermagem relacionado à COVID-19. Cap.18 livro: COVID-19: o trabalho dos profissionais da saúde em tempos de pandemia. Editora: Ciência Digital. [serial on Internet]. 2020. [cited 2021 jul 20]. doi: https://doi.org/10.37885/210203349

- Franzoi MAH, Cauduro FLF. Atuação de estudantes de enfermagem na pandemia de Covid-19. Cogitare enferm. [serial on Internet]. 2020. [cited 2021 jul 20]. doi: https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.73491

- Grilo APS, Oliveira AAP, Puggina ACG. Public speaking: relationship with competency in communication, anxiety and student oratory experiences. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. [serial on Internet]. 2019;9:e3534. [cited 2021 jul 26]. doi: https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.353

-Margins R, Picon P, Cosner AF, Silveira RO. Relação entre estressores, estresse e ansiedade. [serial on Internet]. R. Psiquiatr. 2003. RS, 25'(suplemento 1): 65-74, abril. [cited em 2021 jul 26]. Available from: https://www.scielo.br/j/rprs/a/Jfqm4RbzpJhbxskLSCzmgjb/?lang=pt&format=pdf

- Spielberger CD, Natalício L, Biaggio MA. Desenvolvimento da Forma Experimental em Português do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Arq Bras Psicol Apl. [serial on Internet]. 1997. [cited em 2020 out 28]; 29(3):31-44. Available from: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/abpa/article/view/17827

- Lopes JMM, Leal MCS. A feminização persistente na qualificação profissional da enfermagem brasileira. [serial on Internet] 2005. [cited 2020 out 13] In: Cadernos Pagu.105-125p. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-83332005000100006

- Cunha FFY, Sousa RR. Gênero e enfermagem: um ensaio sobre a inserção do homem no exercício da enfermagem. [serial on Internet] 2016. [cited 2020 out 13]; Revista Face; vol.13 n.3. doi: https://doi.org/10.21450/rahis.v13i3.4264

- Correa, PV. Escuta histórico-cultural de dificuldades de aprendizagem: multiplicidade da experiência habitada no discurso. Psicol. educ. [online]. 2019, n.49 [cited 2020-07-03], pp. 41-48. ISSN 1414-6975.Doi: http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20190017.

- Campos PFS, Carrijo, AR. Ilustre inominada: Lydia das Dôres Matta e enfermagem brasileira pós-1930. [serial on Internet]. 2019. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.26, n.1, jan.-mar; p.165- 185. [cited em 2020 jul 13]. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-59702019000100010

-Lombardi MR, Campos VP. A enfermagem no brasil e os contornos de gênero, raça/cor e classe social na formação do campo profissional. [serial on Internet]. 2018. [cited 2020 jul 15]In: Revista da ABET, vol. 17, n. 1. doi: https://doi.org/10.22478/ufpb.1676-4439.2018v17n1.41162

-Medina IA, Carreño SP, Cha- parro LP, Gallegos-Torres RM, Medina JA, Hernández EK. Fear, Stress, and Knowledge regarding COVID-19 in Nursing Students and Recent Graduates in Mexico. [serial on Internet]. 2021 Invest. Educ. Enferm. 39(1):e05.;29(3):31-44. [cited em 2020 jul 28]. doi: https://doi.org/10.17533/udea.iee.v39n1e05

-Lira ALBC, Adamy EK, Teixeira E, Silva FV. Nursing education: challenges and perspectives in times of the COVID-19 pandemic. [serial on Internet]. 2020. Rev Bras Enferm. 73 (suppl 2):e20200683. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0683

-Coelho LS, Tony ACC, Laguardia GCA, Santos KB, Friedrich DBC, Cavalcante RB, et al. Are symptoms of depression and anxiety in nursing students associated with their sociodemographic characteristics? [serial on Internet]. 2021. Rev Bras Enferm; 74(suppl 3):e20200503. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0503

-Moura IH, Nobre RS, Cortez RMA, Campelo V, Macedo SF, Silva ARV. Qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem. [serial on Internet]. 2016. Rev Gaúcha Enferm; jun;37(2):e55291. doi: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2016.02.55291

Downloads

Publicado

2023-09-18

Como Citar

Pereira da Silva Grilo, A., Maruxo, H. B., Martins, R. dos S., & Oliveira, L. do N. (2023). SENTIMENTOS E EXPECTATIVAS DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM RELAÇÃO DO ESTADO DE ANSIEDADE NA PANDEMIA COVID-19. Nursing (Edição Brasileira), 26(304), 9892–9800. https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i304p9892-9800

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Categorias