Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em Educação e Saúde permeados pelo Psicodrama e a Subjetividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i299p9584-9588

Palavras-chave:

Psicodrama, Satisfação Pessoal, Educadores em saúde

Resumo

Objetivo: compreender como o psicodrama, enquanto recurso pedagógico, possibilita aos educadores da área da saúde mental de nível superior superarem de forma subjetiva as suas dificuldades no decorrer das atividades laborais para se desenvolverem. Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza o método educacional psicodramático proposto por Maria Alicia Romanã em consonância com as técnicas exploratórias da mente humana utilizadas por Jacob Levy Moreno no psicodrama e, teoria da subjetividade proposta por Luis Fernando Gonzáles Rey, sendo composto por um grupo de seis educadores de saúde mental. Resultados: evidenciaram a importância das técnicas de psicodrama para despertar pensamentos críticos e reflexivos nos educadores em relação a subjetividade individual. Conclusão: é de suma relevância a formação de educadores na área do psicodrama socioeducativos para intervir na saúde mental dos alunos possibilitando a criação de condições reais e viabilização de entendimentos.

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Publicado

2023-05-11

Como Citar

Nascimento, A. N. S. do, Peres, V. L. A., & Bolpato, M. B. (2023). Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em Educação e Saúde permeados pelo Psicodrama e a Subjetividade. Nursing Edição Brasileira, 26(299), 9598–9607. https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i299p9584-9588

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos