Assistência de enfermagem a pessoa vivendo com HIV/AIDS: reflexão à luz da teoria do autocuidado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i294p8940-8953

Palavras-chave:

Autocuidado, Teoria de enfermagem, HIV

Resumo

Objetivo: Analisar as evidências científicas de como a Teoria do Autocuidado pode ser utilizada na assistência de enfermagem ao paciente comHIV/AIDS. Método: Revisão integrativa da literatura realizada entre agosto e setembro de 2022mediante a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) /Biblioteca Regional de Medicina (BIREME) e MEDLINE/PUBMED por meio dos descritores: Autocuidado (Self Care); HIV (HIV) e Teoria de Enfermagem (Nursing Theory).Foram selecionados para a revisão 10 artigos, através de buscas realizadas em intervalo atemporal.Resultados:A teoria do autocuidadopossibilita uma análise da construção ou mudança de uma realidade ao paciente com HIV/AIDS, cujo propósito é a apreensão de atitudes de práticas que proporcionem a autonomia e, promova uma saudável relação com o outro, social e com o meio. Conclusão: A teoria do autocuidado viabiliza subsídios teóricos proporcionandoao enfermeiro a realização de um atendimento qualificado e que atende as necessidades individuais dos pacientes com HIV/AIDS.

Biografia do Autor

João Felipe Tinto Silva

Enfermeiro. Pós graduando em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e Enfermagem em Saúde Pública com Ênfase em Vigilância em Saúde pela DNA Pós graduação (DNA).

Victória Maria Pontes Martins

 Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitário INTA (UNINTA).

Victor Guilherme Pereira da Silva Marques

Graduando em Enfermagem pelo Centro Universitário do Piauí (UNIFAPI).

Nanielle Silva Barbosa

 Enfermeira pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Kayron Rodrigo Ferreira Cunha

Enfermeiro pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Residência Multiprofissional em Atenção Básica / Saúde da Família pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Kaline Oliveira de Sousa

 Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Aline Alves da Silva

Enfermeira pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

Benedito Medeiros da Silva Neto

Enfermeiro pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Enfermeiro no Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Paraná (UFPR).

Jackeline Ruth Rodrigues da Silva

 Enfermeira pela Faculdade Unida de Campinas (FacUnicamps).

Marks Passos Santos

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Docente na Faculdade Ages de Jacobina (AGES).

Downloads

Publicado

2022-11-07

Como Citar

Tinto Silva, J. F., Pontes Martins, V. M., Pereira da Silva Marques, V. G., Silva Barbosa, N., Ferreira Cunha, K. R., Oliveira de Sousa, K., Alves da Silva, A., Medeiros da Silva Neto, B., Rodrigues da Silva, J. R., & Passos Santos, M. (2022). Assistência de enfermagem a pessoa vivendo com HIV/AIDS: reflexão à luz da teoria do autocuidado. Nursing (Edição Brasileira), 25(294), 8940–8953. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i294p8940-8953

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos