Tradição anual do Hospital e Maternidade Santa Joana celebra vida de prematuros

0

Há cinco anos, a maternidade reúne bebês prematuros nascidos na instituição, familiares e equipe médica para comemorar a superação das dificuldades iniciais e mostrar que é possível superar a prematuridade
São Paulo, xx de novembro de 2017 – No próximo dia 18 de novembro, cerca de 300 pequenos heróis se reunirão para comemorar e compartilhar suas histórias de superação. Trata-se da festa anual da prematuridade promovida pelo Hospital e Maternidade Santa Joana, referência nos cuidados dos prematuros e de casos de alta complexidade.
O evento será realizado no Buffet Spasso Power em Moema e reunirá ex-pacientes da instituição com idades entre 2 e 20 anos. São bebês, crianças e adolescentes que nasceram prematuros, muitos com menos de 1 quilo e que tiveram que lutar muito para sobreviver.
A celebração, que acontece há cinco anos, tem como objetivo reunir pacientes e familiares aos médicos, enfermeiros e demais profissionais da instituição, responsáveis por cuidar dos prematuros e com os quais desenvolvem vínculos. É o caso da Giovana Rita, que nasceu no Hospital e Maternidade Santa Joana, com apenas 28 semanas, 1 quilo e ficou internada por 82 dias. Giovana chegou a pesar 750g durante a estadia na UTI neonatal, mas hoje relembra com carinho das pessoas que cuidaram dela e olha para a equipe como exemplo do que deseja para o seu futuro.

“Quero que a dra. Célia, dra. Monica, Dra. Filomena, à equipe de enfermagem, enfim, todos que cuidaram de mim, saibam o quanto eu os respeito. Meu carinho e admiração é tanto que decidi fazer medicina. Eu espero sentir a emoção que é salvar vidas assim como vocês salvaram a minha”, relata Giovana. Dois anos após o nascimento de Giovana, a equipe da maternidade teve uma surpresa. O irmão dela também nasceu prematuro, e ainda menor. Hoje com 16 anos, o adolescente também participará da festa.
O trabalho do hospital tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção à prematuridade e aos cuidados essenciais aos bebês prematuros, que dependem de UTIs neonatais especiais. Anualmente mais de 340 mil bebês prematuros nascem no Brasil. Destes, 64% necessitam de tratamento na UTI Neonatal.
“Na nossa instituição, 1,6% dos nascidos-vivos são considerados de muito baixo peso, com menos de 1.500 gramas, enquanto 0,6% são considerados de extremo baixo peso, menores de 1000 gramas. Daí a necessidade de oferecer a melhor estrutura para cuidar dessas crianças. Temos uma equipe multidisciplinar formada por médicos, cirurgiões, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos que acompanham a família, principalmente as mães, etc. Tudo para garantir que o trauma seja o menor possível. Nosso trabalho é de extrema importância. Queremos que esses bebês superem as dificuldades, cresçam e sejam felizes. Ouvir o relato deles, seja na festa anual dos prematuros ou nas visitas que recebemos no hospital, não tem preço. Nossos pequenos guerreiros se tornam grandes personagens!”, afirma Dra. Filomena Bernardes de Mello, neonatologista do Hospital e maternidade Santa Joana.

O Hospital e Maternidade Santa Joana está entre as melhores do país e é referência internacional no atendimento do recém-nascido de alto risco ou que necessitem de cuidados especiais. Comprometido com a causa da prematuridade, o Hospital e Maternidade Santa Joana apoia a mais de 14 anos a ONG http://www.viveresorrir.org.br/ , entidade sem fins lucrativos, constituída por pessoas da sociedade que se uniram para ajudar a Disciplina de Pediatria Neonatal da UNIFESP/EPM a cumprir uma de suas missões: colaborar para que as crianças prematuras tenham melhores condições de vida.

Sobre o Hospital e Maternidade Santa Joana: O Hospital e Maternidade Santa Joana é reconhecido como um grande centro especializado nos cuidados com a saúde integral da mulher e do neonato. Uma das Instituições que mais investem em tecnologia hospitalar e infraestrutura é acreditado pela Joint Commission International (JCI), a mais importante certificação hospitalar do mundo, que atesta a excelência do hospital em segurança do paciente e qualidade do atendimento. O Santa Joana oferece serviços de alta complexidade para gestações de risco. Único no Brasil a possuir uma UTI Neonatal especializada no tratamento de bebês com problemas neurológicos. O Hospital ainda contempla mais quatro unidades de terapia intensiva neonatais, sendo uma delas focada no tratamento da prematuridade extrema, outra na realização de cirurgias neonatais, incluindo a cirurgia cardíaca, além da UTI Adulto – todas equipadas com o que há de mais avançado no segmento. A Instituição ainda conta com serviços de Medicina Fetal, além de Centros de Endometriose e Imunização. Visite o site: www.santajoana.com.br.

Share.

About Author

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: