Programa oferece assistência para idosos que sofreram quedas acidentais

0

Com o objetivo de acompanhar os idosos que sofreram quedas acidentais e reduzir os fatores de risco dessas ocorrências, o Programa Multidimensional e Assistencial de Gestão para Idosos Caidores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) busca voluntários a partir de 60 anos de idade, que residam em qualquer região do país.

A iniciativa é do grupo de pesquisa “Abordagem funcional e multifuncional em Gerontologia”, coordenado pelas professoras Juliana Hotta Ansai e Karina Gramani Say, do Departamento de Gerontologia da UFSCar, em colaboração com os professores Larissa Costa Riani e Paulo Giusti Rossi, do Departamento de Fisioterapia da universidade.

O programa oferecerá aos participantes avaliações, intervenções de atividades físicas e cognitivas para melhora da mobilidade, coordenação, força muscular, equilíbrio, atenção e memória, além de uma gestão de casos individuais, com foco na redução dos fatores de risco para quedas.

Para realizar o programa, estão sendo convidados voluntários idosos, a partir de 60 anos, que tenham sofrido queda nos últimos 12 meses. Os participantes serão avaliados de forma individual, antes e depois do período das intervenções.

Além disso, os voluntários serão assistidos por profissionais para garantir o seu bem-estar e segurança. Em virtude da pandemia de COVID-19, o programa será oferecido de forma remota, respeitando todas as recomendações e medidas sanitárias, utilizando vídeos com aulas, atividades impressas e acompanhamento por telefone. A expectativa é propiciar benefícios para os participantes, além de melhora na resistência física e preparação para lidar com a ameaça de quedas.

Os interessados em participar do programa devem preencher formulário on-line ou fazer o contato com os pesquisadores pelo e-mail programamagic@ufscar.br ou pelo Whatsapp (16) 99729-9855.

Após o preenchimento do formulário, os interessados devem aguardar o contato da equipe que explicará os próximos passos.

Fonte: Agência FAPESP / Foto ilustrativa: Pexels

Share.

About Author

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições:


Sair da versão mobile