Gestão de RSS é campo de atuação para profissionais de Enfermagem

0

A Gestão em Saúde é uma das áreas em que a Enfermagem mais pode contribuir, desde o ponto de vista do cuidado à perspectiva administrativa. O 10º Congresso Brasileiro Nursing vai buscar uma abordagem ampla do assunto, propondo a apresentação de trabalhos que cubram da classificação de risco no pronto-atendimento ao gerenciamento de tarefas.

Recentemente, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) destacou em sua página oficial na internet a atuação da Enfermagem na gestão de resíduos de serviços de saúde, motivado pela publicação, em março deste ano, da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 222/18, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que “dispõe sobre os requisitos de Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde”. 

A resolução é dirigida “aos geradores de Resíduos de Serviços de Saúde — RSS cujas atividades envolvam qualquer etapa do gerenciamento dos RSS, sejam eles públicos e privados, filantrópicos, civis ou militares, incluindo aqueles que exercem ações de ensino e pesquisa”. Estão neste grupo “todos os serviços cujas atividades estejam relacionadas com a atenção à saúde humana ou animal”, até mesmo os serviços de assistência domiciliar, os laboratórios analíticos de produtos para saúde e as unidades móveis de atendimento à saúde. 

De acordo com a matéria do Cofen, a nova resolução “está restrita a exigências diretamente relacionadas ao risco à saúde, tratando especificamente sobre o manejo, armazenamento, coleta e transporte dos resíduos e destino de acordo com o grupo de risco específico”. 

É pertinente a reflexão sobre a contribuição da Enfermagem no âmbito do gerenciamento de RSS, questão que é alvo de preocupação, entre outros, no contexto da responsabilidade socioambiental das instituições de saúde. Segundo o Conselho, desde a publicação da Resolução Cofen 303/2005, que “dispõe sobre a autorização para o Enfermeiro assumir a coordenação como Responsável Técnico do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde — PGRSS”, muitos profissionais de Enfermagem estão colaborando e atuando na área. 

Leia a matéria do Cofen em cofen.gov.br. A RDC 222/18 da Anvisa está disponível em PDF pelo link portal.anvisa.gov.br. A  Resolução Cofen 303/2005 pode ser acessada em cofen.gov.br/resoluo-cofen-3032005. 

FONTE: Cofen/cofen.gov.br.

Share.

About Author

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: