Especialista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz dá dicas para quem quer começar a praticar atividade física com segurança em 2017

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Fazer atividade física com regularidade costuma ser um dos tópicos da lista de resoluções de Ano Novo para muitas pessoas. No entanto, a decisão de fazer exercícios precisa ser planejada para que o novo estilo de vida não provoque lesões musculares em quem decidiu abandonar o sedentarismo.

Segundo o ortopedista especializado em joelho e em trauma do esporte do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Gabriel Pecchia, a primeira etapa antes de começar a praticar alguma atividade física é passar pela avaliação de uma equipe multidisciplinar que irá analisar as condições dos músculos, articulações e do sistema cardiopulmonar. “Um médico do esporte faz um trabalho individualizado que contempla triagem, exames e testes físicos, que vão detectar se a pessoa tem alguma contraindicação para a prática de determinada atividade. O acompanhamento com nutricionista também pode ser indicado”, diz o especialista. Exercícios praticados incorretamente e sem acompanhamento de um profissional de educação física podem gerar dores musculares, causadas por tendinites, entorses, estiramentos e inflamações musculares.

O médico diz ainda que a avaliação e o acompanhamento de um profissional de educação física são essenciais para que a pessoa tenha acesso a um treinamento específico para a sua condição. “O especialista irá orientar a pessoa em relação ao treino de adaptação, associado ao fortalecimento muscular. O acompanhamento é importante para definir a intensidade e o ritmo dos treinos”, explica o médico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Pessoas com doenças pré-existentes como diabetes, problemas cardiopulmonares ou reumatismo podem e necessitam praticar exercícios, no entanto só deve ser iniciado após uma criteriosa avaliação médica e funcional. Além disso, é preciso praticar um nível de atividade física adequada ao seu perfil.

Continuidade e paciência

Além disso, é preciso ter paciência e não estabelecer metas curtas para alcançar o objetivo, e sim, focar na mudança de hábito. “A atividade física e uma alimentação saudável devem estar presentes na vida de todos e não apenas ser uma das resoluções de ano novo. Além disso, o exagero nos treinos para quem busca um resultado rápido pode provocar lesões”, comenta o ortopedista.

Atividades da moda no verão

As modalidades que hoje são tendência nas academias, como Cross Fit, Artes Marciais, Lutas, HIIT (High Intensity Interval Training) e Zumba, são consideradas de alta intensidade e precisam de mais cuidados durante o verão, por conta das altas temperaturas. Além disso, podem sobrecarregar os joelhos, coluna e ombro, elevando ainda mais os graus de atenção durante a realização destas atividades.

A temperatura corporal tende a aumentar quando se pratica exercícios que exigem maior esforço da musculatura, aumentando também a quantidade de suor e, consequentemente, o risco de desidratação. Por isso, a ingestão de água é extremamente importante para o organismo. “A recomendação para quem não se sentir bem, tendo dor de cabeça, tonturas ou náuseas, é deitar e se hidratar devagar, com pequenos goles”, esclarece o médico. Em ambientes abertos, o ideal é procurar uma área arborizada ou treinar antes das 10h e depois das 17h.

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