Dia Mundial do Cérebro alerta sobre prejuízos da poluição do ar para a saúde cerebral

0

No dia 22 de julho, a Federação Mundial de Neurologia (WFN) celebra o Dia Mundial do Cérebro, buscando conscientizar a população sobre doenças, tratamentos, cuidados, prevenção e diversas questões relacionadas à saúde cerebral. A instituição já abordou o derrame, a epilepsia, a relação entre a saúde do cérebro e o envelhecimento da população e em 2018 traz como tema “Ar limpo para a saúde do cérebro” (“Clean Air for Brain Health”). 

No Brasil, a Academia Brasileira de Neurologia (ABN) encabeça a campanha e destacou na semana passada, em notícia divulgada para a imprensa e em seu site oficial, dados que chamam a atenção para os prejuízos da poluição atmosférica para a saúde do cérebro. A matéria relata que “o estudo Global Burden of Disease, realizado em 188 países, conclui que o ar poluído é responsável por 30% dos casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral)”.  

“Recentemente, estudos mostraram que a poluição atmosférica é um fator de risco para o AVC e para as doenças vasculares, assim como a Doença de Parkinson e de Alzheimer. Então, é primordial o combate à poluição dentro de um programa de redução do AVC”, comenta o neurologista Rubens Gagliardi, diretor científico da ABN, na matéria. Ele explica que o ar poluído aumenta a pressão arterial, principal causa do AVC.

O texto também informa que, além do aumento da pressão arterial, cardiopatias, danos às células cerebrais e envelhecimento das células estão na lista de problemas graves associados a alguns dos poluentes presentes no ar. Ainda, que a poluição “aumenta a agregação plaquetária e diminui a oxigenação do cérebro” e que pesquisas “apontam que a poluição é um complicador para o autismo, os transtornos de déficit de atenção em crianças, a demência e o desenvolvimento da doença de Parkinson, embora dados científicos ainda não estejam disponíveis”. 

Leia a reportagem completa da ABN em portalabn.org. Para conhecer a iniciativa World Brain Day (Dia Mundial do Cérebro), visite a página da WFN na internet, em wfneurology.org/world-brain-day-2018.  

FONTES: Academia Brasileira de Neurologia (ABN); Federação Mundial de Neurologia (WFN)/wfneurology.org. Imagem: peça da campanha internacional do Dia Mundial do Cérebro 2018. (Fonte: WFN, por meio da assessoria de imprensa da ABN) 

Share.

About Author

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: