Congresso Brasileiro de Cardiologia confirma palestra de Paul Whelton

0

 

 O professor é um dos responsáveis pelo estudo SPRINT, que durante cinco anos avaliou cerca de 10 mil pacientes com pressão arterial controlada

O pesquisador americano Paul Whelton acaba de confirmar presença no 71° Congresso Brasileiro de Cardiologia, em Fortaleza, onde irá proferir uma palestra magna no dia 23 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC.

Paul Whelton é professor do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública e Medicina Tropical da Universidade Tulane, em Nova Orleans, nos Estados Unidos e elaborou importantes pesquisas mundiais sobre hipertensão e doença renal. Atualmente, o professor Whelton é coordenador em dois dos mais importantes estudos na área de hipertensão arterial, o ALLHAT (Antihypertensive and Lipid Lowering Treatment to Prevent Heart Attack Trial) e o SPRINT (Systolic Blood Pressure Intervention Trial).

O SPRINT é um dos mais importantes ensaios clínicos recentes na área de hipertensão. Nele, 9.361 pessoas com pelo menos 50 anos de idade, pressão arterial sistólica entre 13 e 18 e risco cardiovascular elevado, porém sem diabetes, participaram do ensaio controlado aleatório que visa o conhecimento do efeito de intervenções em saúde. Os pacientes receberam tratamento anti-hipertensivo intensivo (atingir pressão arterial sistólica menor que 120mmHg) ou tratamento padrão (alcançar pressão arterial sistólica menor que 140mmHg).

O grupo de tratamento intensivo reduziu significativamente a incidência de infarto, outras síndromes coronárias agudas, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca aguda ou morte por causas cardiovasculares. Entretanto, este grupo de tratamento intensivo também apresentou taxas mais elevadas de eventos adversos graves, incluindo a hipotensão, síncope, alterações eletrolíticas ou lesão renal aguda.

“O pesquisador irá detalhar os resultados do estudo publicado no New England Journal of Medicine em Fortaleza” afirma David Brasil, coordenador de Relações Internacionais da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

SERVIÇO

71° Congresso Brasileiro de Cardiologia

Data: 23 a 25 de setembro

Local: Centro de Eventos Ceará

Endereço: Av. Washington Soares, 999 | Bairro Edson Queiroz – Fortaleza – CE
site: http://congresso.cardiol.br/71/

Fonte:  Assessoria de Imprensa

Share.

About Author

Comments are closed.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições:


Sair da versão mobile