Campanha Nacional de Vacinação contra pólio e sarampo mobiliza o Brasil neste sábado

0

Amanhã, 18 de agosto, é o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo, que vai até o dia 31 deste mês. Segundo o Ministério da Saúde (MS), os mais de 36 mil postos de vacinação em todo o Brasil estarão abertos neste sábado para receber as crianças de um a menores de cinco anos.  

Todas as crianças, independente da situação vacinal anterior, devem ser vacinadas, destaca notícia publicada hoje, 17, no portal do MS na internet. A expectativa é vacinar mais de 11 milhões de crianças até o fim da campanha. A matéria da Agência Saúde explica que, para a pólio, quem ainda não tomou nenhuma dose da vacina receberá a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), enquanto quem já tiver tomado uma ou mais doses receberá a “gotinha” (Vacina Oral Poliomielite — VOP). Já quanto ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal”, exceto aquelas que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Na última terça-feira, 14, o MS divulgou que 84% das crianças ainda não haviam sido vacinadas, com 3,6 milhões de doses das vacinas contra a pólio e o sarampo tendo sido aplicadas em todo o país. “Foram 1,808 milhão de crianças vacinadas contra a pólio e 1,801 milhão contra o sarampo. O quantitativo corresponde a cerca de 16,13% do público-alvo para a pólio e 16,07% para o sarampo”, aponta a reportagem da Agência Saúde. Segundo a matéria, muitos municípios ainda não haviam feito os registros dos dados sobre as doses aplicadas no sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) do MS, o que pode gerar divergências nas informações sobre a real situação da cobertura vacinal. 

As notícias originais, com todas as informações atualizadas sobre a campanha, estão disponíveis em portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/44047 e portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/44005. 

FONTE: Ministério da Saúde — Agência Saúde/portalms.saude.gov.br. Imagem: chamada do “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo na primeira página do site do Ministério da Saúde (fonte: Ministério da Saúde, em portalms.saude.gov.br).

Share.

About Author

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: