Brasil assume compromisso internacional de priorizar estratégias de enfrentamento do AVC

0

O Ministério da Saúde (MS) anunciou nesta quarta-feira, 8, quando é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, a assinatura pelo Brasil da “Carta de Gramado”, ou “Declaração de Gramado”. A notícia, publicada no portal da pasta na internet, informa que o documento, assinado também por Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai, tem como objetivo melhorar a prevenção e o cuidado do Acidente Vascular Cerebral (AVC) nos países que participam do acordo. 

A declaração foi firmada durante o XXI Congresso Iberoamericano de Doenças Cerebrovasculares, em Gramado/RS, no início de agosto, no Encontro Ministerial Latinoamericano de AVC. Segundo a matéria no site do MS, reduzir a mortalidade por AVC e promover a saúde mental e o bem-estar da população até 2030 são as principais metas da iniciativa. 

A cooperação internacional estabelece 16 compromissos para o enfrentamento do AVC, incluindo a educação da população quanto aos sinais de alerta, à urgência do tratamento e ao controle dos fatores de risco, o estímulo à atividade física e à alimentação saudável, a implantação de políticas para o controle do tabaco, o estabelecimento de estratégias de detecção de fatores de risco tratáveis, a organização do atendimento pré-hospitalar priorizando o paciente com AVC e de unidades de AVC com área física definida e equipe multidisciplinar capacitada, a priorização da estruturação de centros de AVC, o estímulo ao uso da telemedicina, a promoção da troca de experiências entre as nações signatárias e a realização de pesquisa sobre a doença com base nas prioridades e realidades locais.

A reportagem original do MS pode ser lida na íntegra em portalms.saude.gov.br. A “Carta de Gramado” está disponível em PDF pelo link portalarquivos2.saude.gov.br.

Fonte: Ministério da Saúde — Agência Saúde/Nucom SAS/portalms.saude.gov.br. Imagem: ilustrativa/Shutterstock.

Share.

About Author

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: