Brasil a postos para a Campanha Nacional de Vacinação

0

O Ministério da Saúde intensificou a divulgação da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo, de 6 a 31 de agosto, frente aos surtos recentes de sarampo no Brasil, segundo o órgão do Governo, relacionados à importação. 

A pasta publicou ontem, 1º/8, atualização do número de casos da doença. Até a data, 742 casos confirmados de sarampo haviam sido registrados no Amazonas, com 4.470 em investigação, e 280 em Roraima, sendo que 106 casos permaneciam em investigação. Casos isolados haviam sido identificados nos estados de São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (1) e Pará (2).

O “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação 2018 está marcado para 18 de agosto, com a abertura dos mais de 36 mil postos de vacinação em todo o país. A meta é imunizar pelo menos 95% de um total de 11,2 milhões de crianças de um a menores de cinco anos de idade. Todas as crianças nesta faixa etária devem ser vacinadas contra a poliomielite e o sarampo, independente da situação vacinal, informa o MS em matéria publicada no seu site oficial pela Agência Saúde. O objetivo é “diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil”. 

Xuxa é a madrinha da campanha deste ano e, ao lado de Zé Gotinha, de personagens da animação infantil Galinha Pintadinha e de dançarinos do game Just Dance, convoca as famílias a vacinarem suas crianças. O texto da Agência Saúde lembra que a apresentadora já ocupou este posto nos anos 1980 em uma campanha de vacinação do MS que bateu recordes de cobertura e teve o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Dois filmes publicitários já estão sendo veiculados no portal do MS na internet. Para assistir aos vídeos e saber mais sobre a campanha, os dados, as ações e o acompanhamento do Ministério da Saúde em relação à poliomielite e aos surtos de sarampo, leia as matérias completas da Agência Saúde em portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/43946 e portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/43914.

FONTE: Ministério da Saúde — Agência Saúde/portalms.saude.gov.br. Imagem: cartaz da “Campanha Vacinação Pólio e Sarampo” de 2018 (Fonte: Ministério da Saúde, em portalms.saude.gov.br/campanhas/43945-campanha-vacinacao-polio-e-sarampo).

Share.

About Author

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: