Habilidades dos enfermeiros no uso terapêutico do alteplase em unidade de pronto atendimento

Autores

  • Lucio da Silva Ferreira
  • Jefferson Carlos de Oliveira
  • Vania Claudia Olivo

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i269p4751-4764

Palavras-chave:

Enfermeiro, Terapia fibrinolí­tic, Alteplase, Infarto do miocárdio

Resumo

Objetivo: avaliar as habilidades dos enfermeiros, no uso terapêutico do Alteplase, como terapia fibrinolí­tica, em pacientes com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio. Método: A pesquisa foi realizada por meio de um estudo descritivo transversal, quantitativo, realizado por meio de questionário como instrumento de coleta, contendo 10 questões de múltipla escolha elaboradas pelo autor. A amostra foi constituí­da por 24 enfermeiros. A coleta de dados foi realizada em julho de 2019, com CAAE n° 13159219.7.0000.5493. Os dados foram analisados e tratados por meio da análise descritiva. Resultado: Os resultados mostraram que os participantes da pesquisa possuem habilidades para o manuseio e aplicabilidade da terapia fibrinolí­tica, Alteplase, em pacientes acometidos por infarto agudo do miocárdio. Conclusão:Os resultados obtidos demonstram que os enfermeiros possuem habilidade para o manuseio, administração, aplicabilidade do Alteplase, bem como na avaliação dos sintomas e contraindicações do medicamento em pacientes acometidos por Infarto Agudo do Miocárdio. Entretanto, foi identificado uma porcentagem que apresentam dificuldades na execução de todas as atividades. Portanto, o estudo contribuirá na elaboração de protocolos aos profissionais da área da saúde envolvidos de modo direto ou indireto aos cuidados aos pacientes que necessitam desta intervenção farmacológica como tratamento.

Biografia do Autor

Lucio da Silva Ferreira

Enfermeiro, Especialista em Docência para Ensino Superior em Enfermagem, Docente pelo Centro Universitário Anhanguera – Vila Mariana. São Paulo -SP, Mestrando pela Universidade Anhanguera-Uniderp Pirituba, São Paulo- SP.

Jefferson Carlos de Oliveira

Enfermeiro, Mestrado Profissional em Enfermagem- Enfermagem no Processo de Cuidar em Saúde do Centro Universitário São Camilo, Docente do Curso de Enfermagem e Pós-Graduação em Urgência e Emergência – Centro Universitário Anhanguera de São Paulo – Vila Mariana.

Vania Claudia Olivo

Farmacêutica, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (USP), Doutora em Ciências Universidade de São Paulo (USP), Pós-Doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (USP), Professora adjunta pela Universidade Anhanguera-Uniderp Pirituba, São Paulo – SP.

Publicado

2020-10-22

Como Citar

da Silva Ferreira, L. ., Carlos de Oliveira , J. ., & Claudia Olivo, V. . (2020). Habilidades dos enfermeiros no uso terapêutico do alteplase em unidade de pronto atendimento. Nursing (Edição Brasileira), 23(269), 4751–4764. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i269p4751-4764

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos