A sexualidade vivenciada por gestantes de alto risco de uma maternidade de alta complexidade

Autores

  • Manoela Rodrigues de Santana
  • Glenda Isabelle Monte da Cunha
  • Monaliza Evelyn Pereira de Sousa
  • Edjôse Cirí­aco Santana Silva
  • Josueida de Carvalho Sousa
  • Lucilla Rafaella Pacheco da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i268p4646-4653

Palavras-chave:

Gestantes, Gravidez de Alto Risco, Sexualidade

Resumo

Objetivo: Verificar a sexualidade vivenciada por gestantes de alto risco de uma maternidade de alta complexidade. Métodos: Estudo descritivo, exploratório e quantitativo, realizado em uma maternidade de alto risco do municí­pio de Recife-PE. 110 gestantes participaram do estudo sendo entrevistadas por meio de um questionário validado e estruturado sobre a sexualidade antes e durante a gestação. Os dados foram analisados descritiva e estatisticamente. Resultados: Maior parte das gestantes tinham entre 25 a 34 anos e 82% nunca conversaram sobre sexo com nenhum profissional de saúde, durante a gravidez. Em relação a nota conferida a variável desejo sexual, a mediana passou de 8,00 (antes da gestação) para 4,00 (durante a gestação) (p:0,001). Conclusão: Verificou-se que durante a gravidez ocorrem diversas alterações na mulher, e dentre elas, a sexualidade pode estar extremamente fragilizada, especialmente em gestantes de alto risco, pois além da gestação se faz presente também alguma condição patológica.

Biografia do Autor

Manoela Rodrigues de Santana

Enfermeira (Universidade Católica de Pernambuco).

Glenda Isabelle Monte da Cunha

Enfermeira (Universidade Católica de Pernambuco).

Monaliza Evelyn Pereira de Sousa

Enfermeira (Universidade Católica de Pernambuco), residente em cardiologia (PROCAPE – Universidade de Pernambuco).

Edjôse Cirí­aco Santana Silva

Acadêmica de enfermagem (Universidade Católica de Pernambuco).

Josueida de Carvalho Sousa

Enfermeira (UFPE), Especialista em Saúde Coletiva (IBPEX), Especialista em Enfermagem do Trabalho (FIP), Especialista em Saúde da Famí­lia (UFPEL), Mestre em Enfermagem (UFPE), Doutoranda em Enfermagem (UFPE), Docente de Enfermagem e Medicina na Universidade Católica de Pernambuco.

Lucilla Rafaella Pacheco da Silva

Enfermeira (FENSG-UPE), Residência em Enfermagem em Saúde da Mulher (UPE), Mestre em Enfermagem (FENSG-UPE), Enfermeira Obstetra do Hospital Agamenon Magalhães e do Centro Cirúrgico e Obstétrico (CCOB) do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros - CISAM/UPE, Coordenadora do curso de Enfermagem (Universidade Católica de Pernambuco) e docente de Enfermagem e Medicina da Universidade Católica de Pernambuco.

Publicado

2020-09-04

Como Citar

Rodrigues de Santana, M. ., Monte da Cunha, G. I. ., Pereira de Sousa, M. E. ., Cirí­aco Santana Silva, E. ., de Carvalho Sousa, J. ., & Pacheco da Silva, L. R. . (2020). A sexualidade vivenciada por gestantes de alto risco de uma maternidade de alta complexidade. Nursing (Edição Brasileira), 23(268), 4646–4653. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i268p4646-4653

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos