Percepção do graduando de Enfermagem na segurança do paciente com sistema de medicamentos por dose unitária

Autores

  • Sandra Alves Neves Araújo
  • Ana Maria Abrunhosa Vasconcelos
  • Maria Wilsa Cabral Rodrigues de Sousa
  • Wilza Cabral Rodrigues da Silva
  • Paula Cristina Xavier de Souza

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i268p4589-4607

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Medicamentos Fracionados, Preparação de Medicamentos, Hospital, Enfermagem

Resumo

Objetivos: Descrever a percepção do graduando de enfermagem sobre a segurança do paciente no Sistema de distribuição de Medicamentos por Dose unitária - SDMDU. Método: Pesquisa de campo exploratória, quantitativa, qualitativa, não probabilí­stica intencional. Realizada em um hospital infantil que utiliza o SDMDU. Foram entrevistados 126 graduandos de enfermagem. Resultados: Percepção positiva para 99(78,57%) dos graduandos de enfermagem, categorizado por Sistema Seguro 45 (45,45%) e, 30(30,30%) relatam que o SDMDU diminui erros. Entretanto 21(16,67%) referiram percepção negativa, afirmam que o Preparo e Administração dos medicamentos 10(47,61%) devem ocorrer pela enfermagem e, consideram o Sistema inseguro, 9(42,85%) entrevistados. Considerações Finais: O SDMDU é um processo que traz maior segurança ao paciente. O enfermeiro deve conhecer a responsabilidade sobre a administração de medicamentos como algo importante dentro do conjunto de atividades que realiza, uma vez que a implantação do SDMDU reflete diretamente nas atividades da equipe de enfermagem.

Biografia do Autor

Sandra Alves Neves Araújo

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Guarulhos. Especialista em Segurança do Paciente pela Fundação Oswaldo Cruz.

Ana Maria Abrunhosa Vasconcelos

Enfermeira, Especialista em Segurança do Paciente pela Fundação Oswaldo Cruz. Diretoria Técnica de Saúde do Hospital Infantil Cândido Fontoura. Preceptor de estágio da Universidade Nove de Julho.

Maria Wilsa Cabral Rodrigues de Sousa

Enfermeira. Mestre em Gestão em Sistemas de Saúde pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos e Emergência í  Criança e Adolescente pela ICR/FMUSP.

Wilza Cabral Rodrigues da Silva

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Instituto de Assistência Médica ao servidor público Estadual.

Paula Cristina Xavier de Souza

Graduanda do curso de enfermagem da Universidade Nove de Julho.

Publicado

2020-09-04

Como Citar

Alves Neves Araújo, S. ., Abrunhosa Vasconcelos, A. M. ., Cabral Rodrigues de Sousa , M. W. ., Cabral Rodrigues da Silva, W., & Xavier de Souza, P. C. . (2020). Percepção do graduando de Enfermagem na segurança do paciente com sistema de medicamentos por dose unitária . Nursing (Edição Brasileira), 23(268), 4589–4607. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i268p4589-4607

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos