Segurança do Paciente: uma abordagem especí­fica no Curso Técnico em Enfermagem

Autores

  • Giovana Cristina Serra D'Amico
  • Adriana Polachini do Valle

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i266p4374-4391

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Ensino, Técnico em Enfermagem

Resumo

Objetivou-se criar cartilha educativa para contribuir na prática de introdução da segurança do paciente e, posteriormente, fornecê-las aos hospitais e instituições de saúde e elaborar e aplicar curso extracurricular sobre segurança do paciente em curso técnico em enfermagem para contribuição na formação de um profissional qualificado. O estudo foi desenvolvido na Escola Técnica: ETEC – Joaquim Ferreira do Amaral- Jaú - Centro Paula Souza, no curso Técnico de Enfermagem envolvendo 46 alunos do 3º e 4º módulo a partir do segundo semestre de 2017, sendo que 36 realizaram o curso e 10 realizaram somente as avaliações pré e pós-curso. A avaliação do conhecimento e habilidades adquiridas sobre segurança do paciente no currí­culo tradicional do curso técnico e após curso especí­fico sobre o tema foi realizada através de provas teóricas aplicadas antes e após o curso e de avaliação prática no final do curso (OSCE). Foi utilizado o teste t de student para verificar diferenças entre as medias das notas obtidas nos grupos que realizaram e não realizaram o curso sendo que houve diferença estatisticamente significante entre eles. Conclui-se, portanto, que uma abordagem especifica sobre o tema traz contribuições positivas para o desenvolvimento das competências previstas no plano de curso do técnico em enfermagem.

Biografia do Autor

Giovana Cristina Serra D'Amico

Enfermeira. Mestre em Pesquisa Clí­nica pela Faculdade de Medicina de Botucatu. SP/Brasil.

Adriana Polachini do Valle

Médica. Professora Associada da Faculdade de Medicina de Botucatu. SP/Brasil.

Publicado

2020-08-06

Como Citar

Serra D’Amico, G. C. ., & Polachini do Valle, A. . (2020). Segurança do Paciente: uma abordagem especí­fica no Curso Técnico em Enfermagem. Nursing Edição Brasileira, 23(266), 4374–4391. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i266p4374-4391

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos