Problematização sobre a pandemia da COVID-19 como auxí­lio na formação de enfermeiras/os

Autores

  • Lourdes Bernadete dos Santos Pito A.
  • Maria Inês Nunes

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i266p4294-4307

Palavras-chave:

Nursing Education

Resumo

Introdução: Vivenciamos, com a Pandemia COVID-19, especulações em vários campos, com agravamentos na saúde dos indiví­duos e condições econômicas dos paí­ses, principalmente daqueles vulneráveis e marginalizados nas sociedades neoliberais contemporâneas. Frente a situação, estratégias foram desenvolvidas para inserir o conteúdo COVID-19 nas disciplinas que compõe a matriz do Curso de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo. Método: A disciplina de Vigilância em Saúde utilizou-se da abordagem por problemas. Resultado: Na realização de pesquisas, discussões em grupos e finalização das atividades propostas foram versados assuntos diversificados de interesse na formação dos estudantes para prepará-los para as atividades inerentes da Vigilância em Saúde, bem como, integrar outros temas. Conclusão: A escolha da abordagem educacional e estratégias escolhidas na Vigilância em Saúde são importantes para que nossos futuros enfermeiros possam lidar com mais precisão com as situações emergentes e reemergentes que estão e estarão pairando entre todos os locais de vivência humana.

Biografia do Autor

Lourdes Bernadete dos Santos Pito A.

Doutora em Ciências pela UNIFESP; Profª no Curso de Graduação em Enfermagem no Centro Universitário São Camilo.

Maria Inês Nunes

Doutora em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo; Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário São Camilo.

Publicado

2020-08-06

Como Citar

dos Santos Pito A., L. B. ., & Nunes, M. I. . (2020). Problematização sobre a pandemia da COVID-19 como auxí­lio na formação de enfermeiras/os . Nursing (Edição Brasileira), 23(266), 4294–4307. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i266p4294-4307

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos