Administração de medicamentos por via enteral: O saber e a práxis da enfermagem frente a resposta terapêutica

Autores

  • Sandra Regina Marques de Oliveira
  • Priscila Pradonoff de Oliveira
  • Lí­gia Santana Rosa
  • Juliana dos Santos Alves
  • Quézia Louize da Costa de Azevedo
  • Thayla Caroline da Silva Brito

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i264p4048-4071

Palavras-chave:

Enfermagem, Enteral, Eventos Adversos

Resumo

Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa. Teve como objetivos identificar e discutir o conhecimento da equipe de enfermagem na administração de medicamentos por via enteral quanto a resposta terapêutica na práxis da assistência de enfermagem. Foi realizado em quatro instituições hospitalares públicas, nas cidades de Cabo Frio e em Arraial do Cabo, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Os sujeitos foram 103 profissionais da enfermagem, entre eles: enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem dos setores de clí­nica médica e cirúrgica. Os dados foram coletados no perí­odo entre fevereiro a abril 2019, através de questionário semiestruturado, e realizada a análise estatí­stica descritiva dos dados. As implicações farmacêuticas, legais e técnicas do fornecimento de medicamentos via enteral não são amplamente compreendidas pela equipe de enfermagem. Verificou-se a necessidade de recomendar aos Conselhos de Enfermagem a elaboração de manuais e/ou protocolos com o intuito de evitar possí­veis eventos adversos na administração de medicamentos por via enteral, aumentando a segurança e a eficácia da terapêutica em questão, auxiliando na redução de danos ao paciente.

Biografia do Autor

Sandra Regina Marques de Oliveira

Enfermeira. Mestre pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora Auxiliar pela Universidade Veiga de Almeida/Cabo Frio.

Priscila Pradonoff de Oliveira

Enfermeira. Mestre pela Universidade Veiga de Almeida. Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem e Professora Assistente pela Universidade Veiga de Almeida.

Lí­gia Santana Rosa

Enfermeira. Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada pela Universidade Veiga de Almeida/Cabo Frio.

Juliana dos Santos Alves

Enfermeira. Graduada pela Universidade Veiga de Almeida/Cabo Frio.

Quézia Louize da Costa de Azevedo

Enfermeira. Graduada pela Universidade Veiga de Almeida/Cabo Frio.

Thayla Caroline da Silva Brito

Enfermeira. Especialista em Terapia Intensiva Pediatrica e Neonatologia pela Faculdade UNYLEYA.

Downloads

Publicado

2020-08-05

Como Citar

Marques de Oliveira, S. R. ., Pradonoff de Oliveira, P., Santana Rosa , L. ., dos Santos Alves, J. ., da Costa de Azevedo , Q. L. ., & da Silva Brito , T. C. . (2020). Administração de medicamentos por via enteral: O saber e a práxis da enfermagem frente a resposta terapêutica. Nursing (Edição Brasileira), 23(264), 4048–4071. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i264p4048-4071

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos