Intercâmbio de aperfeiçoamento da prática de enfermagem em terapia de acupuntura em Beijing/China: um relato de experiência

Autores

  • Carina Suzana Pereira Corrêa
  • Suzane Beatriz Frantz Krug

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i264p3922-3929

Palavras-chave:

Terapias Complementares, Terapia por Acupuntura, Aprendizagem

Resumo

Objetivo: Descrever e refletir sobre uma vivência internacional de aperfeiçoamento da prática de terapia da acupuntura, no âmbito das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) na enfermagem. Método: Estudo descritivo, reflexivo, do tipo qualitativo, sob forma de relato de experiência sobre a realização de um curso de aperfeiçoamento em acupuntura em Beijing/China. Resultados: A experiência proporcionou vivenciar diversas situações não encontradas no Brasil. As atividades totalizaram 120 horas, incluindo atividades teóricas intercaladas com atividades práticas na escola e em hospitais de Beijing que possuem alas exclusivas para as práticas de acupuntura. Conclusão: A experiência se configurou como uma oportunidade em conviver com cultura do paí­s berço da acupuntura, agregando de forma relevante ao conhecimento teórico í  técnica, pois mostrou um cenário amplo de práticas e possibilitou diversas possibilidades de tratamento não abordados no Brasil. Tal oportunidade, serviu para potencializar o conhecimento e aprimorar o cuidado de enfermagem no âmbito das PICS.

Biografia do Autor

Carina Suzana Pereira Corrêa

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós graduação em Promoção da Saúde - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Suzane Beatriz Frantz Krug

Enfermeira. Doutora em Serviço Social (PUC/RS). Docente do Departamento de Ciências da Saúde e do Programa de Pós graduação em Promoção da Saúde - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Publicado

2020-08-05

Como Citar

Pereira Corrêa, C. S. ., & Frantz Krug, S. B. . (2020). Intercâmbio de aperfeiçoamento da prática de enfermagem em terapia de acupuntura em Beijing/China: um relato de experiência . Nursing Edição Brasileira, 23(264), 3922–3929. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i264p3922-3929

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos