Cuidados de enfermagem aos pacientes politraumatizados atendidos na emergência

Autores

  • Rubyely Caroline Will
  • Rosimeri Geremias Farias
  • Heloisa Pereira de Jesus
  • Thayse Rosa

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i263p3766-3777

Palavras-chave:

Enfermagem em Emergência, Cuidados de Enfermagem, Traumatismo Múltiplo

Resumo

Objetiva-se a reconhecer os cuidados desenvolvidos pelos profissionais de enfermagem no serviço de emergência de um hospital geral do Alto Vale do Itajaí­, do estado de Santa Catarina, Brasil, durante a assistência prestada aos indiví­duos ví­timas de politraumatismo. Trata-se de um estudo qualitativo, de campo, de caráter descritivo. Fizeram parte dos sujeitos da pesquisa 07 Enfermeiros lotados no setor de emergência. Após análise exaustiva dos dados, estes foram organizados em 3 categorias: Principais Cuidados dos Profissionais de Enfermagem na Atenção ao Trauma Múltiplo; Instrumentos Utilizados que Norteiam a Prática; e Aquisição de Conhecimento do Enfermeiro em Torno do Trauma. Verificou-se que o tempo de atendimento na instituição pesquisada ultrapassa na maioria das vezes os 60 minutos, não sendo possí­vel prestar todos os cuidados recomendados nesse tempo crí­tico conhecido mundialmente como Golden Hour, e constatamos que nem todos os profissionais de enfermagem atendem totalmente o que é preconizado em protocolos como o ABCDE do trauma, legislações vigentes, e a sistematização da assistência de enfermagem que é um método cientifico utilizado pelo enfermeiro para guiar o seu cuidado, este método é realizado pulando etapas ou de forma informal.

 

Biografia do Autor

Rubyely Caroline Will

Enfermeira. Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí­ - UNIDAVI, Rio do Sul, SC. Enfermeira assistencial na UTI do Hospital Bom Jesus, Ituporanga, SC.

Rosimeri Geremias Farias

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC. Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, Santo André, SP. Professora Titular, coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem e Coordenadora do Núcleo de Práticas da Saúde do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí­ - UNIDAVI, Rio do Sul, SC. Enfermeira da Prefeitura Municipal de Petrolândia, SC.

Heloisa Pereira de Jesus

Enfermeira. Especialista em Emergência e Terapia Intensiva pela Universidade do Sul de Santa Catarina , Palhoça, SC. Mestranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, Santo André, SP. Professora Titular e coordenadora das práticas assistenciais no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí­ - UNIDAVI, Rio do Sul, SC. Gerente de Enfermagem do Hospital Dr Waldomiro Colautti, Ibirama, SC.

Thayse Rosa

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Faculdade Israelita de Ciências da saúde Albert Einstein - FICSAE, São Paulo, SP. Doutoranda da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma, SC. Professora Titular no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí­ - UNIDAVI, Rio do Sul, SC. Professora Titular na Faculdade de Santa Catarina - FASC, São José, SC.

Downloads

Publicado

2020-07-27

Como Citar

Will, R. C. ., Geremias Farias, R. ., Pereira de Jesus , H. ., & Rosa, T. (2020). Cuidados de enfermagem aos pacientes politraumatizados atendidos na emergência. Nursing (Edição Brasileira), 23(263), 3766–3777. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i263p3766-3777

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos