Estudar e trabalhar: motivações e dificuldades de graduandos de Enfermagem

Autores

  • João Emanuel Ribeiro Santos
  • Lisley Galvão Lucio
  • Ana Paula Teixeira Rosa
  • Elizete Mello da Silva
  • Daniel Augusto da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i263p3678-3682

Palavras-chave:

Enfermagem, Estudantes de Enfermagem;, Trabalhadores, Motivação

Resumo

Objetivo: Compreender as motivações e as dificuldades de graduandos em Enfermagem na realização do curso superior. Método: Trata-se de estudo transversal, de abordagem qualitativa, realizada com graduandos em Enfermagem no centro-oeste paulista, coleta de dados em 2018, por meio de entrevista com questionário semiestruturado elaborado pelos autores e dados analisados com Análise de Conteúdo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: A atividade remunerada concomitante aos estudos era exercida por 34 (58%) estudantes. As motivações para realização do ensino superior foram a afinidade com a área da saúde, incentivo familiar e perspectiva de futuro melhor. Sobre as dificuldades, o esgotamento fí­sico, a falta de tempo, a dificuldade no financiamento próprio e a necessidade de morar longe da famí­lia. Conclusões: Nota-se a necessidade de determinação para não perder a motivação e o foco em alcançar as metas: boa renda salarial, qualificação e espaço no mercado de trabalho.

 

Biografia do Autor

João Emanuel Ribeiro Santos

Graduando em Enfermagem. Fundação Educacional do Municí­pio de Assis (FEMA). Assis (SP), Brasil.

Lisley Galvão Lucio

Graduanda em Enfermagem. Fundação Educacional do Municí­pio de Assis (FEMA). Assis (SP), Brasil.

Ana Paula Teixeira Rosa

Graduanda em Enfermagem. Fundação Educacional do Municí­pio de Assis (FEMA). Assis (SP), Brasil.

Elizete Mello da Silva

Licenciada em História. Professora, Graduação em Enfermagem, Fundação Educacional do Municí­pio de Assis (FEMA). Assis (SP), Brasil. Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Assis (SP), Brasil.

Daniel Augusto da Silva

Enfermeiro. Professor, Graduação em Enfermagem, Fundação Educacional do Municí­pio de Assis (FEMA). Assis (SP), Brasil. Doutorando em Ciências pela Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE/UNIFESP). São Paulo (SP), Brasil.

Downloads

Publicado

2020-07-27

Como Citar

Ribeiro Santos , J. E. ., Galvão Lucio , L. ., Teixeira Rosa , A. P. ., Mello da Silva, E. ., & da Silva, D. A. . (2020). Estudar e trabalhar: motivações e dificuldades de graduandos de Enfermagem. Nursing (Edição Brasileira), 23(263), 3678–3682. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i263p3678-3682

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos