Dimensões psicológica e espiritual de pais de crianças vivendo com HIV e AIDS

Autores

  • Sergio Vital da Silva Junior
  • Wilton José de Carvalho Silva
  • Elismar Pedroza Bezerra
  • Helga de Sousa Soares
  • Ana Elizabeth Lopes de Carvalho
  • Fabieny da Silva Soares
  • Solange Monteiro Moreira
  • Maria Eliane Moreira Freire

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i263p3672-3677

Palavras-chave:

Espiritualidade, Qualidade de Vida, Sí­ndrome de Imunodeficiência Adquirida

Resumo

Objetivo: investigar a qualidade de vida de pessoas vivendo com HIV e aids, segundo dimensões psicológica e espiritual. Método: Investigação exploratória, descritiva, com enfoque misto. Participaram do estudo 18 usuários de um Hospital Escola em João Pessoa - PB. Utilizou-se a técnica de gravação em aparelho mp3, as quais foram transcritas na í­ntegra, no programa de texto Notepad. Após essa etapa, para análise das respostas utilizou-se o software IRAMUTEQ. Resultados: 83,3% eram do sexo feminino, 38,8% encontravam-se entre 19 e 32 anos de idade e 55,5% eram casados. 50% concluiu o segundo grau e 44,4% são católicos. Dos discursos, emergiram as categorias dimensão psicológica relacionada í  necessidade de ajuda; dimensão espiritual relacionada í  necessidade de ajuda e dimensão espiritual de cuidado e saúde do ser humano. Conclusão: As dimensões emocional e espiritual devem ser abordadas no cuidado í s pessoas que vivem com HIV e aids.

Biografia do Autor

Sergio Vital da Silva Junior

Mestre em Enfermagem. Enfermeiro. Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Agravos Infecciosos e Qualidade de Vida - UFPB.

Wilton José de Carvalho Silva

Enfermeiro. Mestrando em Saúde Pública em Região de Fronteira. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Elismar Pedroza Bezerra

Mestre em Gerontologia. Enfermeira - Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB). João Pessoa, Paraí­ba, Brasil.

Helga de Sousa Soares

Enfermeira - Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB). João Pessoa, Paraí­ba, Brasil.

Ana Elizabeth Lopes de Carvalho

Mestre em Enfermagem. Enfermeira. Universidade de Pernambuco e Prefeitura do Recife. Pernambuco, Brasil.

Fabieny da Silva Soares

Enfermeira. Especialista em Unidade de Terapia Intensiva, Urgência e Emergência e Obstetrí­cia. Coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem do Centro de Ensino Técnico da Paraí­ba (CETEPA).

Solange Monteiro Moreira

Enfermeira. Especialista em Saúde da Famí­lia. Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB). João Pessoa, Paraí­ba, Brasil.

Maria Eliane Moreira Freire

Doutora em Enfermagem. Enfermeira. Docente no Departamento de Enfermagem Clí­nica e no Programa de Pós-graduação em Enfermagem na Universidade Federal da Paraí­ba. Vice-lí­der do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Agravos Infecciosos e Qualidade de Vida da Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa-PB/Brasil.

Downloads

Publicado

2020-07-27

Como Citar

Vital da Silva Junior, S. ., de Carvalho Silva, W. J. ., Pedroza Bezerra, E. ., de Sousa Soares, H. ., Lopes de Carvalho , A. E. ., da Silva Soares, F. ., Monteiro Moreira, S. ., & Moreira Freire, M. E. . (2020). Dimensões psicológica e espiritual de pais de crianças vivendo com HIV e AIDS. Nursing (Edição Brasileira), 23(263), 3672–3677. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i263p3672-3677

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos