Territorialidade da rede de atenção psicossocial de um municí­pio do interior da Bahia

Autores

  • Adriana Antonia de Oliveira
  • Cristina Maria Macêdo de Alencar

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i262p3643-3647

Palavras-chave:

Territorialidade, Saúde Mental, Saúde Pública

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar qual a territorialidade da Rede de Atenção Psicossocial numa cidade do interior da Bahia no perí­odo de 2012 a 2015, na perspectiva de Território em Rede. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa apoiada no levantamento bibliográfico de textos e utilizou-se com estratégia metodológica a pesquisa de campo através de entrevistas direcionadas aos usuários e/ou familiares, profissionais e gestores. Identificou-se os dispositivos de atendimento necessários para a integração da rede psicossocial, resultando em sua Territorialidade, que é o nexo que estabelece com a Rede de Atenção Psicossocial do Território. A avaliação da RAPS permitiu conhecer a realidade construí­da através das experiências e interação de pessoas e tecnologias de informação.

Biografia do Autor

Adriana Antonia de Oliveira

Mestra em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social - Universidade Católica do Salvador. Especialista em Urgência e Emergência – FSSS. Especialista em Saúde Mental – FSSS. Especialista em Obstetrí­cia – CBPEX. Professora da Faculdade Santo Antonio de Alagoinhas - BA. Professora da Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança. Enfermeira do municí­pio de Entre Rios - BA e Cipó - BA.

Cristina Maria Macêdo de Alencar

PhD em Ciências Sociais do Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade - CPDA/UFRRJ. Estágio Sênior de Pesquisa no CES/Universidade de Coimbra e no PROLAM/USP. Docente permanente do PPGTAS - Território, Ambiente e Sociedade / UCSAL. Lí­der do GP Desenvolvimento, Sociedade e Natureza - DSN
Realiza pesquisas sobre relações entre Conhecimento Cientí­fico e Experiências de Ruralidade; sobre Dinâmicas Territoriais em escalas locais e regionais.

Downloads

Publicado

2020-03-10

Como Citar

Antonia de Oliveira, A. ., & Macêdo de Alencar, C. M. . (2020). Territorialidade da rede de atenção psicossocial de um municí­pio do interior da Bahia. Nursing Edição Brasileira, 23(262), 3643–3647. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i262p3643-3647

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos