Descrição clí­nica e sóciodemográfica de pacientes internados em uma unidade de pacientes graves de Cabo Frio-RJ

Autores

  • Douglas de Souza Pinto
  • Bruna Aparecida de Azevedo Silva
  • Giselle Barcellos Oliveira Koeppe
  • Leonardo dos Santos Pereira
  • Patrí­cia da Costa Teixeira
  • Luciana da Costa Nogueira Cerqueira

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i259p3431-3435

Palavras-chave:

Unidades de Terapia Intensiva; Perfil de Saúde; Enfermagem.

Resumo

O objetivo deste estudo foi caracterizar o perfil clí­nico-epidemiológico e sociodemográfico dos pacientes adultos internados na Unidade de Pacientes Graves de um hospital público do Municí­pio de Cabo Frio - RJ. Trata-se de um estudo retrospectivo de abordagem quantitativo. Houve uma predominância de idosos (48,8%), do sexo masculino (55%), branco (44,1%), aposentado (30,4%), com ensino fundamental (9%). Com maior quantitativo de pacientes neurológicos (34,5%), portadores de hipertensão Arterial Sistêmica (77,7%), proveniente das unidades de emergências (70%) e com média de internação na unidade de 1-10 dias. O perfil encontrado da região deve ser levado em consideração para tomada de decisão no que tange a investimento assistencial, bem como torna-se fundamental a execução de mais pesquisas relacionada a temática.

Biografia do Autor

Douglas de Souza Pinto

Enfermeiro pela Universidade Veiga de Almeida- Campus Cabo Frio. Rio de Janeiro. Brasil.

Bruna Aparecida de Azevedo Silva

Enfermeira pela Universidade Veiga de Almeida- Campus Cabo Frio. Rio de Janeiro. Brasil.

Giselle Barcellos Oliveira Koeppe

Enfermeira, Mestre e Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida-Campus Cabo Frio.

Leonardo dos Santos Pereira

Enfermeiro pela Universidade Veiga de Almeida. Professor do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida - Campus Cabo Frio.

Patrí­cia da Costa Teixeira

Mestre em enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de janeiro. Professora da Universidade Veiga de Almeida das disciplinas Instrumentalização do cuidar e 
Saúde materno infantil.

Luciana da Costa Nogueira Cerqueira

Enfermeira. Orientadora da pesquisa. Mestre em biociência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida-Campus Cabo Frio.

Downloads

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Douglas de Souza Pinto, Bruna Aparecida de Azevedo Silva, Giselle Barcellos Oliveira Koeppe, Leonardo dos Santos Pereira, Patrí­cia da Costa Teixeira, & Luciana da Costa Nogueira Cerqueira. (2019). Descrição clí­nica e sóciodemográfica de pacientes internados em uma unidade de pacientes graves de Cabo Frio-RJ. Nursing (Edição Brasileira), 22(259), 3431–3435. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i259p3431-3435

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos