Estratégia de intervenção para prevenção de hipotermia neonatal: Revisão integrativa

Autores

  • Karina Rangel da Silva Garcia
  • Adriana Teixeira Reis
  • Elzeni dos Santos Braga
  • Fernanda Cardoso Trugilho
  • Eny Dórea Paiva
  • Cristiano Bertolossi Marta

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i259p3426-3430

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem; Hipotermia, Segurança do Paciente; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

Resumo

OBJETIVO: Apreender evidências sobre práticas recomendadas í  prevenção de hipotermia na clientela neonatal. MÉTODO: Revisão integrativa da literatura. Foram incluí­dos estudos em português, inglês e espanhol, disponí­veis na í­ntegra, correspondente aos últimos cinco anos e excluí­dos estudos que não contemplaram os cuidados de enfermagem para redução de hipotermia bem como dissertações e teses com análise final de seis artigos. RESULTADOS: Foram identificados estudos que apontam medidas de prevenção em sala de parto, uso do filme plástico, de saco de polietileno e proteção de região cefálica. Além disso, os estudos apontam a implantação de um pacote de termorregulação em sala de parto, avaliação de temperatura na admissão e internação hospitalar, bem como discute os efeitos a curto e longo prazo deste agravo no neurodesenvolvimento infantil. CONCLUSíO: Conclui-se que a hipotermia neonatal é um evento passí­vel de prevenção. A partir do conhecimento e busca constante por melhorias nas práticas, as equipes tornam-se aptas a prestar cuidados que possam prevenir as variações térmicas no recém-nascido. Garantindo, assim, práticas seguras para clientela neonatal.

Biografia do Autor

Karina Rangel da Silva Garcia

Enfermeira, graduada pela Universidade Veiga de Almeida. Especialista em neonatologia pela Universidade Veiga de Almeida. Mestranda pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da

Adriana Teixeira Reis

Doutora em Enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira/FIOCRUZ.

Elzeni dos Santos Braga

Mestre pela Escola de Enfermagem Ana Nery pela Universidade Federal Fluminense (EEAN/ UFRJ). Enfermeira Pediatra pela EEAN/UFRJ. Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgico na área de cardiologia, nos moldes de Residência pela EEAP/UNIRIO/INCL/MS. Enfermeira Gestora da UTIN Cirurgica do IFF/FIOCRUZ.

Fernanda Cardoso Trugilho

Enfermeira, graduada pela Universidade Veiga de Almeida.

Eny Dórea Paiva

Enfermeira pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002). Mestrado em Enfermagem Obstétrica e Neonatal pela Escola de Enfermagem da USP (2007) e doutorado em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem da USP (2012). Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Cristiano Bertolossi Marta

Enfermeiro. Pós-Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador Geral da Pós-Graduação de Enfermagem em Alta Complexidade da Universidade Veiga de Almeida. Diretor de Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida. Pesquisador Lí­der do Núcleo de Avaliação de Tecnologias e Economia em Saúde e Segurança do Paciente (NATESSP) da Universidade Veiga de Almeida.

Downloads

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Karina Rangel da Silva Garcia, Adriana Teixeira Reis, Elzeni dos Santos Braga, Fernanda Cardoso Trugilho, Eny Dórea Paiva, & Cristiano Bertolossi Marta. (2019). Estratégia de intervenção para prevenção de hipotermia neonatal: Revisão integrativa. Nursing (Edição Brasileira), 22(259), 3426–3430. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i259p3426-3430

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos