Percepção e dilemas éticos frente í  decisão de não reanimação cardiopulmonar

Autores

  • Michele Campagnoli
  • Vanessa Dias Cardoso
  • Maria Cristina Pauli da Rocha
  • Angela Marcia Fossa
  • Tereza Mitsue Horibe
  • Raquel Cristina Prando Resende

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i258p3342-3347

Palavras-chave:

Bioética, Unidade de Terapia Intensiva, Ética em Enfermagem, Reanimação Cardiopulmonar

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção e os dilemas éticos da equipe de enfermagem frente í  decisão de não ressuscitação cardiopulmonar. Método: Estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Amostra envolve critério por conveniência. Foram entrevistados 18 profissionais de uma unidade de terapia intensiva adulto. Os relatos foram analisados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: A equipe se vê preparada para a decisão de não reanimar, mas desconhecem a existência de protocolos institucionais. A decisão de não reanimação é realizada de forma verbal, o que gera ansiedade e frustração nos profissionais. A famí­lia não é informada sobre a decisão da não reanimação. Considerações finais: Tornou-se evidente que os dilemas éticos estão presentes na assistência a esse tipo de situação limí­trofe, e que faltam protocolos, normas e envolvimento multiprofissional, para que ocorra uma assistência segura e efetiva tanto para o profissional de saúde quanto para o paciente e sua famí­lia

Biografia do Autor

Michele Campagnoli

Enfermeira, Mestre em Saúde coletiva, docente do curso de Enfermagem da Universidade Metodista de Piracicaba, Gestora de um Centro de Saúde de Campinas.

Vanessa Dias Cardoso

Enfermeira, especialização em Enfermagem em UTI.

Maria Cristina Pauli da Rocha

Enfermeira, Doutoranda da Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Ciências Médicas/ Unicamp , Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (EEUSP)- na área de saúde da criança e do adolescente, docente e coordenadora do curso de enfermagem da Universidade Metodista de Piracicaba.

Angela Marcia Fossa

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrí­cia pela Universidade Federal de São Carlos, e licenciatura em enfermagem pela UFSCAR. Especialização em saúde pública e enfermagem do trabalho e, mestrado em educação, docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Metodista de Piracicaba.

Tereza Mitsue Horibe

Enfermeira, Mestre em Saúde Coletiva e docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Metodista de Piracicaba.

Raquel Cristina Prando Resende

Enfermeira, graduada pela Universidade Estadual de Campinas

Downloads

Publicado

2019-11-01

Como Citar

Campagnoli, M. ., Dias Cardoso, V. ., Cristina Pauli da Rocha, M. ., Marcia Fossa, A. ., Mitsue Horibe, T. ., & Cristina Prando Resende, R. . (2019). Percepção e dilemas éticos frente í  decisão de não reanimação cardiopulmonar. Nursing (Edição Brasileira), 22(258), 3342–3347. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i258p3342-3347

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos