Lições extraí­das de uma experimentação estética sobre a relação do estudante de enfermagem com a pessoa em sofrimento psí­quico

Autores

  • Raquel Tavares Brito Fernandes
  • Claudia Mara de Melo Tavares
  • Paulo Cesar Toledo de Almeida
  • Letycia Sardinha Peixoto Manhães
  • Marcela Pimenta Muniz
  • Rafael Rodrigues Polakiewicz

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i258p3314-3318

Palavras-chave:

Saúde Mental, Emoções, Educação em Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar as emoções do estudante de enfermagem diante da iminência do estabelecimento da relação terapêutica com o usuário do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem sociopoética, desenvolvida com 21 acadêmicos do 6º perí­odo do Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública.  Resultados: Foram relatadas diversas sensações, entre as quais: felicidade, tristeza, medo, surpresa, raiva e nojo, além de uma ambivalência de sensações. Por vezes, esta ambiguidade se fez patente e foi ní­tida a dificuldade de relatar e descrever as emoções e sentimentos na forma escrita, aparecendo melhor o que o corpo fala, e se apresenta de maneira marcante para expressar conteúdos velados dentro de si mesmo. Conclusão: Todos os participantes foram afetados pelos objetos contidos nas caixas, o que demonstrou grande necessidade e urgência para falarem sobre suas próprias afetações e sentimentos.

Biografia do Autor

Raquel Tavares Brito Fernandes

Mestranda do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS), Universidade Federal Fluminense (UFF).

Claudia Mara de Melo Tavares

Doutora em Enfermagem, Professora Titular do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS), Universidade Federal Fluminense.

Paulo Cesar Toledo de Almeida

Mestre em Psicologia Social. Professor Assistente da PRICHSA, Universidade de Vassouras.

Letycia Sardinha Peixoto Manhães

Doutoranda do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS).

Marcela Pimenta Muniz

Doutora em Enfermagem, Professora do Departamento de Enfermagem MaternoInfantil e Psiquiátrica (MEP), Universidade Federal Fluminense (UFF).

Rafael Rodrigues Polakiewicz

Doutorando em ciências do cuidado em saúde. Professor Enfermagem em saúde coletiva -UFF.

Downloads

Publicado

2019-11-01

Como Citar

Tavares Brito Fernandes, R. ., Mara de Melo Tavares, C. ., Cesar Toledo de Almeida, P. ., Sardinha Peixoto Manhães, L. ., Pimenta Muniz, M. ., & Rodrigues Polakiewicz, R. . (2019). Lições extraí­das de uma experimentação estética sobre a relação do estudante de enfermagem com a pessoa em sofrimento psí­quico. Nursing (Edição Brasileira), 22(258), 3314–3318. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i258p3314-3318

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos