Assistência de enfermagem ao paciente com delirium na unidade de terapia intensiva: uma revisão integrativa

Autores

  • Juliana Gois Daniel Ribeiro Soares de Souza
  • Taiane Vieira
  • Bruno da Silva Lourenco
  • Daniel Ribeiro Soares de Souza
  • Luana Valentim
  • Lidiane ReisLidiane Reis

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i257p3214-3219

Palavras-chave:

Delirium; Unidade de Terapia Intensiva; Enfermagem.

Resumo

OBJETIVO: Avaliar o ní­vel de conhecimento do enfermeiro na identificação do Delirium na UTI. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa, na base de dados SciELO, LILACS e BDENF em março/abril de 2018. Foi dividido em categorias acerca do
Delirium, tais como: Reconhecimento do Delirium, Papel da Enfermagem na Utilização da Escala CAM-ICU e Aplicação nas UTIs e Medidas preventivas pelo enfermeiro. RESULTADOS: Para coleta de dados, utilizou-se um instrumento sobre í  dentificação do artigo, autor (es), periódico publicado, ano da publicação, metodologia do artigo e paí­s de publicação na totalidade de 10 produções. CONCLUSíO: A dificuldade na identificação da patologia existe, uma vez, que a mesma é ubvalorizada e de difí­cil reconhecimento. Percebemos como uma prática complexa e minuciosa com alguns pontos de fragilidade no que se refere a percepção do Delirium pela equipe multidisciplinar com a finalidade de evitar agravos ao quadro clí­nico do ppaciente.

Biografia do Autor

Juliana Gois Daniel Ribeiro Soares de Souza

Enfermeira. Pós graduanda em enfermagem na Alta Complexidade. Universidade Castelo/UCB. Rio de Janeiro (RJ). Brasil.

Taiane Vieira

Enfermeira. Pós graduada em enfermagem na Alta Complexidade. Universidade Castelo Branco/UCB. Rio de Janeiro (RJ). Brasil.

Bruno da Silva Lourenco

Enfermeiro. Especialista em Terapia Intensiva pela Escola de Enfermagem Anna Nery/EEAN/UFRJ. Docência do Ensino Superior Universidade Candido Mendes. Mestrado Enfermagem Psiquiátrica/EEAN/UFRJ. Enfermeiro do Setor de Hemodiálise do HFB. Docente na Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro. (RJ). Brasil.

Daniel Ribeiro Soares de Souza

Enfermeiro. Mestre em saúde e tecnologia no espaço hospitalar – UNIRIO. Enfermeiro coordenador da unidade de nefrologia HUCFF/UFRJ. Docente de Enfermagem na Universidade Castelo Branco e Faculdade São José.

Luana Valentim

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de janeiro,Escola de Enfermagem Anna Nery. Docente na Universidade Estácio de Sá. Especialista em Terapia intensiva pela Universidade Veiga
de Almeida. 

Lidiane ReisLidiane Reis

Enfermeira. Especialista em Saúde da Famí­lia e MBA em Gestão em Saúde pela Universidade Gama Filho/RJ. Mestrado em Enfermagem EEAN/UFRJ. Docente Auxiliar e Pós-Graduação Lato Sensu Estácio de Sá- RJ. Docente do Estado FAETEC- RJ. Coaching Acadêmico em Saúde.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

Juliana Gois Daniel Ribeiro Soares de Souza, Taiane Vieira, Bruno da Silva Lourenco, Daniel Ribeiro Soares de Souza, Luana Valentim, & Lidiane ReisLidiane Reis. (2019). Assistência de enfermagem ao paciente com delirium na unidade de terapia intensiva: uma revisão integrativa. Nursing (Edição Brasileira), 22(257), 3214–3219. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i257p3214-3219

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos