Protagonismo do acadêmico de enfermagem em projeto de vivência universitária: hidroterapia na gestação

Autores

  • Priscilla Shirley Siniak dos Anjos Modes
  • Ana Maria Nunes da Silva
  • Jéssica Gonçalves Holanda Moraes
  • Pâmela Juara Mendes de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i255p3124-3128

Palavras-chave:

Cuidado Pré-Natal; Enfermagem; Hidroterapia

Resumo

| Objetiva-se analisar o projeto de Vivência Universitária com gestantes em uma Unidade Saúde da Famí­lia de Sinop- MT, destacando o incentivo ao protagonismo do acadêmico de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência do projeto de 
vivência "hidroterapia na gestação", com envolvimento de graduandos, profissionais da saúde, trabalhadores da equipe, gestantes e colaboradores da comunidade acadêmica e local. Os acadêmicos puderam desenvolver um plano de trabalho, implementá-lo e avaliá-lo, aprimorando conhecimentos e aplicando-os í  realidade. Por meio do projeto, reconheceram a relevância da prática de exercí­cios fí­sicos na gestação; a necessidade de articular saberes, práticas e sujeitos para ações de promoção í  saúde; e as contribuições em sua formação acadêmica, por meio de projetos que o integrem ao contexto dos indiví­duos/comunidades. É importante o incentivo ao protagonismo acadêmico, com vistas ao preparo profissional, assentado numa perspectiva de atendimento integral. São necessárias novas ações de promoção í  saúde, incluindo gestantes/acompanhantes.

Biografia do Autor

Priscilla Shirley Siniak dos Anjos Modes

Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal pela Universidade Cuiabá- UNIC. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal
de Mato Grosso. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Sinop. Coordenadora do Projeto de Extensão

Ana Maria Nunes da Silva

Enfermeira. Especialista em cuidado prénatal pela Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP/UAB. Doutoranda do Programa de PoÌs Graduação em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem, UFMT, campus CuiabaÌ- MT. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso,campus Sinop

Jéssica Gonçalves Holanda Moraes

Enfermeira. Bacharel em Enfermagem  pela Universidade Federal de Mato Grosso,campus Sinop. Consultora da Empresa Juris Ambientis Consultores.

Pâmela Juara Mendes de Oliveira

Enfermeira. Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá. Mestrado Profissional em Ciências Odontológicas Integradas pela Universidade de Cuiabá, Brasil.  Professora Substituta de enfermagem na Universidade Federal de Mato Grosso, campus Sinop.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

Priscilla Shirley Siniak dos Anjos Modes, Ana Maria Nunes da Silva, Jéssica Gonçalves Holanda Moraes, & Pâmela Juara Mendes de Oliveira. (2019). Protagonismo do acadêmico de enfermagem em projeto de vivência universitária: hidroterapia na gestação. Nursing Edição Brasileira, 22(255), 3124–3128. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i255p3124-3128

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos