Vivências de mulheres enfrentando a histerectomia: estudo fenomenológico

Autores

  • Anna Maria de Oliveira Salimena
  • Octavio Muniz da Costa Vargens
  • Rafael Carlos Macedo de Souza
  • Marcela Oliveira Souza Ribeiro
  • Andyara do Carmo Pinto Coelho Paiva
  • Thais Vasconselo Amorim

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i253p3011-3015

Palavras-chave:

Saúde da Mulher; Histerectomia; Assistência de Enfermagem

Resumo

Objetivo compreender os significados e desvelar os sentidos do ser mulher que vivencia o pré-operatório de histerectomia. Método: estudo de natureza qualitativa, pautado na fenomenologia heideggeriana. Realizado na Clí­nica Cirúrgica de um Hospital de Ensino da Zona da Mata Mineira. Foi participante quatorze mulheres em pré-operatório que em entrevista fenomenológica realizaram seus depoimentos nos meses de agosto a outubro de 2017. Resultado: da análise compreensiva emergiu as Unidades de Significação: aceitar fazer a cirurgia e Apoiar-se em Deus e sentir-se bem cuidada no hospital. A compreensão interpretativa desvelou que no cotidiano a mulher se mostra inautêntica, vivenciando a impropriedade e o falatório. Considerações Finais: se faz necessário que a enfermagem acolha o ser-mulher e compreenda sua dimensão existencial, seu estar-no- mundo. É preciso atentar não somente ao seu corpo biológico, mas que pause a mecanicidade de suas atividades para que possa oferecer o cuidado humaní­stico mediante sua singularidade, subjetividade e demandas.

Biografia do Autor

Anna Maria de Oliveira Salimena

 Enfermeira. Doutora. Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), MG.

Octavio Muniz da Costa Vargens

Enfermeiro. Doutor. Professor do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, RJ.

Rafael Carlos Macedo de Souza

Enfermeiro. Mestre. Programa de Pós- Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), MG.

Marcela Oliveira Souza Ribeiro

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), MG. 

Andyara do Carmo Pinto Coelho Paiva

Enfermeira. Doutora. Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), MG.

Thais Vasconselo Amorim

Enfermeira. Doutora. Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), MG.

Downloads

Publicado

2019-06-01

Como Citar

Anna Maria de Oliveira Salimena, Octavio Muniz da Costa Vargens, Rafael Carlos Macedo de Souza, Marcela Oliveira Souza Ribeiro, Andyara do Carmo Pinto Coelho Paiva, & Thais Vasconselo Amorim. (2019). Vivências de mulheres enfrentando a histerectomia: estudo fenomenológico. Nursing (Edição Brasileira), 22(253), 3011–3015. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i253p3011-3015

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos