CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE ATENDIMENTO DO PACIENTE POLITRAUMATIZADO NO AMBIENTE PRÉ-HOSPITALAR

Autores

  • Evandro Soares Universidade Alto Vale do Rio do Peixe
  • André Trevisan Universidade Alto Vale do Rio do Peixe
  • Alesandra Perazzoli de Souza Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i302p9797-9804

Palavras-chave:

Acadêmicos de Enfermagem;, Simulação, Politraumatizado, Atendimento Pré-Hospitalar

Resumo

O alto índice de morbimortalidade por traumas evidencia a necessidade global de medidas preventivas. O enfermeiro deve estar preparado para realizar intervenções básicas e intermediárias no Atendimento Pré-Hospitalar (APH), utilizando o conhecimento técnico-científico adquirido durante sua formação acadêmica. Objetivo: Avaliar o conhecimento dos estudantes de enfermagem de uma universidade do meio oeste de Santa Catarina para o atendimento de pacientes politraumatizados no ambiente pré-hospitalar. Métodos: A pesquisa ocorreu no mês de maio de 2023 através de uma simulação realística em atendimento pré-hospitalar a partir de um cenário fictício de paciente politraumatizado com uso de atores utilizando o Trauma Standard Checklist no pré e pós-teste. Resultados: Quando comparados os escores entre as três equipes são observadas diferenças entre as equipes no pré e pós-teste. Conclusão: Os achados deste estudo evidenciam que cenários de simulações realísticas bem-preparados podem impactar significativamente no aprendizado dos estudantes e assim melhor prepará-los para o mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Evandro Soares, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Acadêmico de Enfermagem.

André Trevisan, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Doutor em Zoologia.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Soares, E., Trevisan, A., & Perazzoli de Souza, A. (2023). CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE ATENDIMENTO DO PACIENTE POLITRAUMATIZADO NO AMBIENTE PRÉ-HOSPITALAR. Nursing (Edição Brasileira), 26(302), 9797–9804. https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i302p9797-9804

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos