GESTÃO COMPARTILHADA: POTENCIALIDADES DO FORTALECIMENTO DA INTEGRAÇÃO ENSINO- SERVIÇO NO ÂMBITO HOSPITALAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i302p9793-9796

Palavras-chave:

Educação permanente, Gestão em saúde, Gerenciamento da prática profissional

Resumo

Objetivo: relatar a experiência acerca da gestão compartilhada e as potencialidades da integração ensino-serviço no âmbito hospitalar. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, vivenciado por uma enfermeira educadora no período de setembro de 2022 a junho de 2023 por meio de atividades de educação permanente realizadas por meio da integração ensino-serviço. Resultados: Por meio das atividades que foram realizadas pelos estudantes em conjunto com os profissionais, pode-se evidenciar melhor adesão dos colabores aos treinamentos realizados pelo setor de educação permanente, podendo ser clarificado através dos indicadores de desempenho do setor, tendo uma maior aceitação dos profissionais por categoria. Conclusão: A constata que a integração ensino-serviço tem provocado reflexão dos processos de trabalho, por meio de espaços de discussão, de troca de saberes e experiências, tem favorecido uma gestão compartilhada pautada na significância, no respeito aos atores sociais e nas pluralidades.

 

Biografia do Autor

Joice Fabricio de Souza, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte- Estácio/FMJ

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Gestão e Auditoria em Serviços de Saúde e em Saúde da Mulher. Docente  e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte. Membro do Núcleo Docente Estruturante-NDE. Pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente (NUPESC) da UNIFOR e do Grupo de Pesquisa Clínica Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN/URCA). Líder do projeto de extensão Sexualidade e Saúde da mulher: tecendo diálogos acerca da literácia em saúde a mulheres pertencentes de grupos vulneráveis"

Brena Luiza Gomes de Fraga, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família. Especialista em Enfermagem Obstétrica e Saúde da Mulher. Atua Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Karine de Castro Bezerra, Universidade Federal do Ceará

Possui Graduação (2014) e Mestrado (2016) em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente realizando pós-doutorado em ciências médicas. Realizou atividades como bolsista do Programa Ciências Sem Fronteiras (Graduação Sanduíche Universitá La Sapienza-Roma 2012-2013).Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva (NEPPSS), grupo certificado pelo CNPq. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: construção e validação de tecnologias, educação em saúde, saúde sexual e reprodutiva, disfunções do assoalho pélvica, gestão em saúde.

Ticiane Santana Gomes Santiago, Universidade de Fortaleza

Enfermeira , Administradora e Mestre em Tecnologia e Inovação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza. Fellow em Práticas Avançadas de Enfermagem na Universidade de Rouen- França. Especialista em Inovação e Gestão de Projetos pelo ISCTE -  Lisboa.  Empreendedora, consultora de inovação, negócios e facilitadora de processos criativos. Professora convidada do Mestrado de Tecnologia e Inovação em Enfermagem (UNIFOR)  e do Mestrado de Direção e Chefia dos Serviços de Enfermagem ( ESEP - Porto). Líder de Inovação da Humane ( EERP- USP).

Tatyanne Ferreira Sales Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Graduada em enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Pós-graduada em Enfermagem em Terapia Intensiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Pós-graduada em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE);Pós-graduanda em Enfermagem em Estomaterapia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará; Enfermeira assistencial no Hospital Municipal Dr Abelardo Gadelha da Rocha/ Caucaia-CE.

Leiliane de Queiroz Oliveira , Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte- Estácio/FMJ

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (2004).Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde pela FMABC (2022), Mestrado Profissional em Terapia Intensiva pela SOBRATI (2015). Pós-graduação em Saúde Mental (URCA - 2006), Cuidados Intensivos (São Camilo - 2012), Urgência e Emergência pela ESP-CE (2013). Pós-Graduação em Libras pela FIP. Coordenadora de Enfermagem e Docente na Estácio FMJ - Juazeiro do Norte, Enfermeira Operacional do SAMU 192 CEARÁ - JN, e Enfermeira Plantonista do Hospital Maria Amélia

Jaqueline Rodrigues Pereira, Centro Universitário Doutor Leão Samapaio

Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Doutor Leão Samapaio. Formações  em psicoterapia. Presta supervisão e assessoria para psicológos na clínica CRESCERE

Aldecira Uchoa Monteiro Rangel , Universidade de Fortaleza- UNIFOR

Enfermeira, Residência em Saúde da Família ; Mestre em Saúde Coletiva; Doutoranda em Saúde Coletiva – UNIFOR.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Fabricio de Souza, J., Gomes de Fraga, B. L., de Castro Bezerra, K., Gomes Santiago, T. S., Sales Ribeiro, T. F., de Queiroz Oliveira , L., Rodrigues Pereira, J., & Uchoa Monteiro Rangel , A. (2023). GESTÃO COMPARTILHADA: POTENCIALIDADES DO FORTALECIMENTO DA INTEGRAÇÃO ENSINO- SERVIÇO NO ÂMBITO HOSPITALAR. Nursing (Edição Brasileira), 26(302), 9793–9796. https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i302p9793-9796

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos