CONHECIMENTO DE GRADUANDOS SOBRE DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA

Autores

  • Marisa Silva Maria Leite Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário de Lins - UNILINS. (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7264-7300
  • Bruno Alexandre Rossinoli Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário de Lins - UNILINS., Brasil https://orcid.org/0000-0003-3019-8946
  • Denis de Souza Brigido Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário de Lins - UNILINS. (SP) https://orcid.org/0000-0001-8442-2689
  • Sílvia Manfrin Alves Correia Enfermeira. Professora, Graduação em Enfermagem, Centro Universitário de Lins - UNILINS. Lins (SP), Brasil. Mestre em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca. https://orcid.org/0000-0002-4157-5738
  • Laura Terenciani Campoy nfermeira. Professora, Graduação em Enfermagem, Centro universitário de Lins - UNILINS. Lins (SP), Brasil. Doutora em Saúde pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. https://orcid.org/0000-0002-6701-4883
  • Fabio Renato Lombardi Biólogo. Professor. Graduação em Ciências Biológicas, Centro Universitário de Lins - UNILINS - Lins (SP), Brasil. Doutor em Biofísica Molecar, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de São José do Rio Preto. https://orcid.org/0000-0002-3610-4528

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2024v27i309p10161-10166

Palavras-chave:

Transplante de Medula Óssea; Conhecimento; Enfermagem.

Resumo

Objetivo: caracterizar o conhecimento dos graduandos de uma instituição de ensino superior acerca do processo de doação de medula óssea. Método:  Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. Foram entrevistados 266 graduandos, de ambos os sexos, entre 17 e 21 anos de idade. Foi utilizado um questionário estruturado, contendo perguntas sobre o conhecimento a respeito do processo de doação de medula óssea. Resultados: A maioria dos participantes não conhece o processo de cadastro e doação de medula óssea, tendo como a falta de informação a principal causa para a desinformação a respeito do tema abordado consequentemente resultando em pouca demanda para que mais pessoas sejam cadastradas no REDOME. Conclusão: os estudantes do ensino superior desconhecem os processos que envolvem desde ao cadastro até a doação de medula óssea, devido à desinformação e pouca divulgação sobre a temática.

Palavras-chaves:  Transplante de Medula Óssea; Conhecimento; Enfermagem.

 

Referências

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Publicado

2024-03-25

Como Citar

Maria Leite, M. S., Rossinoli, B. A., de Souza Brigido, D., Alves Correia, S. M., Terenciani Campoy, L., & Lombardi, F. R. (2024). CONHECIMENTO DE GRADUANDOS SOBRE DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA. Nursing (Edição Brasileira), 27(309), 10161–10166. https://doi.org/10.36489/nursing.2024v27i309p10161-10166

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

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