VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE UMA TECNOLOGIA SOBRE CATETER DE INSERÇÃO PERIFÉRICA EM UNIDADES NEONATAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i300p9596-9605

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Resumo

Objetivo: Buscou-se validar uma tecnologia do tipo e-book sobre cateter de inserção periférica para unidades neonatais. Método: Trata-se de uma pesquisa do tipo metodológico, que inferiu como critérios de inclusão enfermeiros neonatologista total de 15 juízes com comprovada experiência prática e científica na área do estudo, com pelo menos 2 anos de atuação profissional e no mínimo de 2 anos em habilitação comprovada por certificado de inserção de catete de inserção periférica, sendo identificados pelo currículo lattes. Os critérios de informações do instrumento foram avaliados por enfermeiros, obtendo um Índice de Validade de Conteúdo mínimo de 90,5% dos conteúdos na primeira rodada de validação. Resultado: Demonstraram que a estratégia metodológica permitiu a construção de conteúdos que representam a necessidade do enfermeiro e demais profissionais na manipulação do cateter. Conclusão: A utilização de tecnologias educacionais facilita o processo de aquisição de conhecimento técnico científica para melhoria assistencial na segurança ao recém-nascido.

 

Biografia do Autor

Lêda Lima da Silva, Universidade do Estado do Pará

Médica. Professora pela Universidade do Estado do Pará e pelo Programa de Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental, pela Universidade do Estado do Pará. Belém (PA). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia, pela Universidade do Estado do Pará. Mestra em Cirurgia e Pesquisa Experimental, pela Universidade do Estado do Pará. Especialista pela Residência Médica em Pediatria e Neonatologia, pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.

Karen Silva de Castro, Universidade do Estado do Pará

Enfermeira, Graduação em Enfemagem, Universidade do Estado do Pará. Tucuruí (PA). Especialiação em Epidemiologia e Vigilância em Saúde, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante.

Anderson Bentes de Lima, Universidade do Estado do Pará

Farmacêutico. Professor pela Universidade do Estado do Pará e pelo Programa de Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental e do Programa de Pós-graduação de Ensino em Saúde da Amazônia. Doutor em Biotecnologia, pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Ciências Farmacêuticas, pela Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2023-06-22

Como Citar

Menezes Dias, N., Lima da Silva, L., Silva de Castro, K., & Bentes de Lima, A. (2023). VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE UMA TECNOLOGIA SOBRE CATETER DE INSERÇÃO PERIFÉRICA EM UNIDADES NEONATAIS. Nursing (Edição Brasileira), 26(300), 9596–9605. https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i300p9596-9605

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos