O papel do enfermeiro no parto humanizado: A visão das parturientes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i296p9312-9325

Palavras-chave:

Parto humanizado, Papel do Enfermeiro, Direitos da Gestante

Resumo

Objetivo: Identificar e conhecer a visão das parturientes em relação ao papel do enfermeiro no parto humanizado. Método:Pesquisa de campo qualiquantitativo de um município do interior do estado de São Paulo. Os dados quantitativos foram tabulados no Excel, e os qualitativos analisados pela temática de Minayo. Resultado: De acordo com os dados obtidos na pesquisa14,28% das participantes reportaram que houve ameaça, foram impossibilitadas de caminhar, procurar posições mais confortáveis e aplicação de episiotomia, a presença do acompanhante foi impossibilitada em 28,6% das participantes. Os toques vaginais por diferentes pessoas aconteceram em 57,14% das participantes, 35,71% relataram o encaminhamento do bebê para sala de procedimentos sem nenhuma justificativa considerável. Conclusão: O papel do enfermeiro é de grande importância para preparar a mulher antes, durante e após o trabalho de parto com orientações sobre os seus direitos,o enfermeiro deve estar preparado constantemente para atender a sua comunidade.

Biografia do Autor

Déborah Pereira Santana

Discente Enfermagem pela Escola Superior de Cruzeiro-ESC,Cruzeiro–São Paulo - Brasil.

Renan de Souza Moreira

Discente em Enfermagem pela Escola Superior de Cruzeiro-ESC, Cruzeiro–São Paulo-Brasil.

Patrícia da Silva Mueller

Mestre em  Ciências Sociais.Docente do Curso de Graduação em Escola Superior de Cruzeiro-ESC,Cruzeiro-SãoPaulo-Brasil.

Katia Margareth Bitton de Moura

Enfermeira, Mestre em Engenharia Biomédica - Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP - São José dos Campos - São Paulo - Brasil. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Cruzeiro-ESC, Cruzeiro-São Paulo-Brasil.

Marcela Delatore Guedes Pinheiro

Enfermeira, Especialista em Enfermagem em Cuidados Críticos com ênfase em Cardiologia - Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP - São José dos Campos - São Paulo - Brasil. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Cruzeiro – ESC, Cruzeiro, São Paulo - Brasil.

Fabiano Fernandes de Oliveira

Enfermeiro, Mestre e Doutorando em Enfermagem pelo Programa Pós-Graduação, Curso de Doutorado Acadêmico da Universidade Estadual Paulista – “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP - Botucatu, São Paulo - Brasil. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Cruzeiro – ESC, Cruzeiro, São Paulo - Brasil.

Hércules de Oliveira Carmo

Enfermeiro, Doutor em Gerenciamento em Enfermagem - Programa de Pós Graduação da Universidade de São Paulo - USP. São Paulo - Brasil. Mestre em Saúde e Tecnologia Hospitalar - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO - Rio de Janeiro- Brasil. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Cruzeiro - ESC - Cruzeiro - São Paulo. Brasil.

Silvia Maria de Carvalho Farias

Enfermeira, Mestre em Terapia Intensiva - Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva - SOBRATI. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Cruzeiro–ESC, Cruzeiro - São Paulo–Brasil

Downloads

Publicado

2023-01-09

Como Citar

Pereira Santana, D., de Souza Moreira, R., da Silva Mueller, P., Bitton de Moura, K. M., Guedes Pinheiro , M. D., Fernandes de Oliveira, F., de Oliveira Carmo, H., & de Carvalho Farias, S. M. (2023). O papel do enfermeiro no parto humanizado: A visão das parturientes. Nursing (Edição Brasileira), 26(296), 9312–9325. https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i296p9312-9325

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos