Potencialidades e fragilidades no itinerário de cuidado a pessoas em crise em saúde mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i295p9086-9105

Palavras-chave:

Saúde Mental, Pessoal de Saúde, Serviços de Saúde Comunitária, Assistência integral a saúde

Resumo

Objetivo:compreender as potencialidades e fragilidades no atendimento às pessoas em situação de crise em saúde mental na percepção de profissionais da Rede de Atenção Psicossocial. Método:pesquisa qualitativa, com abordagem exploratória, descritiva e retrospectiva, realizada com 628 trabalhadores de nível superior que atuam na Rede de Atenção à Saúde Mental. Os dados foram coletados entre março de 2014 e dezembro de 2015,e analisados entre março e dezembro de 2016através da análise de conteúdo.Resultados:dentre as potencialidades destacam-se a atuação em redes no processo participativo na atenção à saúde mental e redes pessoais como empoderadoras dos trabalhadores. As fragilidades identificadas estavam relacionadas à frágil atuação clínica individual e coletiva, bem como o desafio de tornar concreto o atendimento em rede. Conclusão:O atendimento à crise em saúde mental se sustenta essencialmente no acolhimento e no estabelecimento de vínculo entre o usuário e o serviço de saúde.

Biografia do Autor

Icaro Roberto Azevedo Picolli

Professor.Graduado em Enfermagem. Docente da Faculdade Senac Palhoça/SC.Doutorando em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Silvana Silveira Kempfer

Professora.Graduada em Enfermagem. Docente da Universidade Federal de Santa Catarina.Doutora em Enfermagem.

Maria Terezinha Zeferino

Pesquisadora. Graduada em Enfermagem.Doutora em Enfermagem.

Gabriela Marcellino de Melo Lanzoni

Professora.Graduada em Enfermagem. Docente da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Enfermagem.

Alessandra Antunes Catarina

Professora. Graduada em Enfermagem. Docente da Faculdade SenacPalhoça/SC. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina

Tatiani Schmit

Professora. Graduada em Administração.Docente da Faculdade Senac Florianópolis/SC. Doutoranda em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Downloads

Publicado

2022-12-05

Como Citar

Azevedo Picolli, I. R., Silveira Kempfer, S., Terezinha Zeferino, M., de Melo Lanzoni, G. M., Antunes Catarina, A., & Schmit, T. (2022). Potencialidades e fragilidades no itinerário de cuidado a pessoas em crise em saúde mental. Nursing Edição Brasileira, 25(295), 9086–9105. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i295p9086-9105

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos