Metodologias ativas de ensino na pandemia da Covid-19: Case em um curso Técnico em Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i295p9042-9049

Palavras-chave:

Enfermagem, Ensino, Covid-19, Docentes de Enfermagem, Tecnologia

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de enfermeiros docentes no uso de metodologias ativas de ensino em um curso de nível técnico em enfermagem no período da pandemia da Covid-19 Método: relato de experiência realizado docentes do Curso Técnico de Enfermagem da Faculdade Senac Saúde e Beleza de Florianópolis/SC. Resultados:a ferramenta tecnológica para transmissão de aula remotas e também para o desenvolvimento de atividades utilizada foi a do Microsoft Teams®. Dentre as metodologias ativas de ensino utilizadas estavam a sala de aula invertida, aprendizagem baseada em equipe, aprendizagem baseada em projeto, debates clínicos com base em casos, utilização do Prontuário Eletrônico disponível na instituição, o Dart Sim-Dart ECG®. Posteriormente, a simulação em atividades hibridas em laboratório. Conclusão: a adesão às metodologias ativas de ensino no período da pandemia estimulou o desenvolvimento de novos modelos de ensino que incluíram as tecnologias de informação e colocaram para trás as práticas tradicionais de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Cátia da Silva Rodrigues

Enfermeira, Especialista em UTI, Urgência e Emergência, Enfermeira Responsável Técnica e Coordenadora de Cursos do Eixo Bem-estar, Saúde e Segurança, Serviço Nacional de aprendizagem Comercial – Senac, Unidade Saúde e Beleza, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Joice Iahn

Enfermeira, Especialista em Emergência e Unidade de Terapia Intensiva pela Universidade do Sul de anta Catarina e Docência em Ensino Profissionalizante Pelo Serviço Nacional de Aprendizagem - Senac, Docente dos cursos da área da saúde no Senac Saúde Beleza, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Barbara Letícia Dudel Mayer

 Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, Docente dos cursos da área da saúde do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, Unidade Saúde e Beleza, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Fahima Pinto Rios

Bibliotecária, Mestre em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Estadual de Santa Catarina, Bibliotecária na unidade Senac Saúde Beleza, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-12-05

Como Citar

da Silva Rodrigues , C., Iahn, J., Dudel Mayer, B. L., & Pinto Rios, F. (2022). Metodologias ativas de ensino na pandemia da Covid-19: Case em um curso Técnico em Enfermagem. Nursing Edição Brasileira, 25(295), 9042–9049. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i295p9042-9049

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos