Quotidiano do enfermeiro na saúde da família: Repensando tecnossocialidade e promoção da saúde durante pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i294p8992-9007

Palavras-chave:

Pandemia pela Covid-19, Atividades cotidianas, Enfermagem, Promoção da saúde, Redes sociais virtuais

Resumo

Objetivo: refletir sobre o quotidiano tecnossocial do Enfermeiro na Promoção da Saúde junto à equipe de Saúde da Família no enfrentamento da Pandemia pela Covid-19. Método: estudo reflexivo, com abordagem qualitativa, tipo relato de experiência, desenvolvido no período de março de 2020 a junho de 2022. O cenário foi uma Unidade Básica de Saúde de um município no Sul do Brasil. Resultados: O Enfermeiro necessitou se reinventar e se adequar frente à nova realidade imposta pela Pandemia, respondendo favoravelmente e destacando-se na assistência. Este profissional iniciou a utilização de tecnologias para atendimento à população, desenvolvendo ações de Promoção da Saúde, impactando as condições de saúde ao recriar ambientes favoráveis, novos processos de cuidado, estimulando escolhas saudáveis de vida na população. Conclusão: As tecnologias representam uma ferramenta nova de atuação para o Enfermeiro, fortalecendo a equipe de Saúde da Família, bem como a Atenção Primária à Saúde no enfrentamento e superação da Pandemia.

Biografia do Autor

Angélica da Silva

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina – PEN/UFSC. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. Florianópolis (SC).

Rosane Gonçalves Nitschke

Enfermeira. Doutora em Filosofia de Enfermagem pela UFSC/SORBONNE/Paris V. Professora do Departamento de Enfermagem e do PEN/UFSC. Florianópolis (SC).

Daniela Priscila Oliveira do Vale Tafner

Enfermeira. Doutora em Filosofia de Enfermagem pela UFSC.Professora no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Blumenau (SC).

Adriana Dutra Tholl

Doutora em Filosofia de Enfermagem pela UFSC. Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação Gestão do Cuidado da Universidade Federal de Santa Catarina –UFSC. Florianópolis (SC).

Maria Ligia dos Reis Bellaguarda

Enfermeira. Doutora em Filosofia de Enfermagem pela UFSC. Professora do Departamento de Enfermagem e do PEN/UFSC. Florianópolis (SC).

Denise Consuelo Moser Aguiar

Enfermeira. Pós Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina - PEN/UFSC. Professora na Universidade Pública Federal desde 2009, ingressando na UFES/ES Atualmente Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/SC. Chapecó (SC).

Downloads

Publicado

2022-11-07

Como Citar

da Silva, A., Gonçalves Nitschke, R., Oliveira do Vale Tafner, D. P., Dutra Tholl, A., dos Reis Bellaguarda, M. L., & Moser Aguiar, D. C. (2022). Quotidiano do enfermeiro na saúde da família: Repensando tecnossocialidade e promoção da saúde durante pandemia . Nursing (Edição Brasileira), 25(294), 8992–9007. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i294p8992-9007

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos