O enfermeiro no processo de captação de coração e pulmão em um centro transplantador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i294p8916-8927

Palavras-chave:

Enfermeiros, Transplante cardíaco, Transplante de pulmão, Doador de órgãos

Resumo

Objetivo:Descrever as atividades implementadas pelo enfermeiro no processo de captação de coração e pulmão em um centro transplantador brasileiro e sua implicação no aumento do número de transplantes realizados. Métodos: Estudo descritivo e observacional, com foco no organograma instituído sobre as atividades do enfermeiro para avaliação e o aceite do doador. Resultados:Com a formação da unidade, exclusivamente dedicada ao processo captação/transplante, houve entre os meses de agosto de 2013 e dezembro de 2021, um aumento de 138,18% na realização de transplantes cardíacos adultos, 76,54% nos transplantes pediátricos e/ou cardiopatias congênitas e 63,22% nos procedimentos de pulmão,quando comparado ao mesmo período dos anos anteriores.Conclusão: O estudo descreve pela primeira vez a importância da atuação do enfermeiro na implementação de um programa de transplantes de sucesso e como suas ações contribuíram para o aumento do número de procedimentos realizados e podem servir de modelo para outros centros.

Biografia do Autor

Juliana Maria Anhaia de Sousa

Enfermeira do Instituto do Coração do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo (SP). Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva pela Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, SP.

Marcia Regina Bueno Freire Barbosa

 Enfermeira do Instituto do Coração do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo (SP). Especialista em Enfermagem em Cardiologia pelo InCor-HCFMUSP, São Paulo, SP.

Ana Maria Peixoto Cardoso Duque

Enfermeira do Instituto do Coração do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo (SP). Especialista em Enfermagem em Doação/Captação de Órgãos e Tecidos pelo Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP.

Audrey Rose da Silveira Amâncio de Paulo

 Enfermeira do Instituto do Coração do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo (SP). Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo, SP.

Luciana AkutsuOhe

Enfermeira do Instituto do Coração do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo (SP). Especialista em Enfermagem em Cardiologia pelo InCor-HCFMUSP. São Paulo, SP.

Jaqueline Aparecida Leite de Melo

Enfermeira do Instituto do Coração do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo (SP). Especialista em Enfermagem em Cardiologia pelo InCor-HCFMUSP, São Paulo, SP.

Downloads

Publicado

2022-11-07

Como Citar

Anhaia de Sousa, J. M., Bueno Freire Barbosa, M. R., Peixoto Cardoso Duque, A. M., da Silveira Amâncio de Paulo, A. R., AkutsuOhe, L., & Leite de Melo, J. A. (2022). O enfermeiro no processo de captação de coração e pulmão em um centro transplantador. Nursing Edição Brasileira, 25(294), 8916–8927. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i294p8916-8927

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos