Fragilidades e desafios enfrentados por residentes multiprofissionais de um hospital escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i293p8854-8865

Palavras-chave:

Saúde dos Estudantes, Residência Hospitalar, Especialização

Resumo

OBJETIVO: Buscou-se evidenciar e discutir as maiores fragilidades e desafios enfrentados por residentes de um programa de residência multiprofissional. MÉTODO: Estudo descritivo exploratório, com pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Os participantes foram residentes de enfermagem, fisioterapia e farmácia de um hospital público do Oeste do Paraná, totalizando 14 participantes. Foi enviado um questionário online com perguntas descritivas sobre características socioeconômicas, motivos pelo qual escolheram cursar residência e quais as maiores fragilidades e desafios enfrentados. A coleta de dados ocorreu entre junho a agosto de 2021. RESULTADOS: 50% eram jovens entre 23 e 25 anos. Buscaram o programa com o objetivo de adquirir experiência prática e melhorar o currículo profissional para ingressar no mercado de trabalho. As dificuldades relatadas permearam a carga horária, relações interpessoais e desvalorização profissional. CONCLUSÂO: Os residentes adquiriram conhecimento específico e continuarão seus estudos para melhorar o currículo e ingressar no mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Mediury MoaraPissaia de Lima

Enfermeira. Especialista em Gerenciamento de Clínica Médica e Cirúrgica. Hospital Universitário do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Carla Regina Marques Lounay

Enfermeira. Especialista em Vigilância e Controle de Infecções. Hospital Universitário do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Edilene dos Santos Dias

Enfermeira. Especialista em Gerenciamento de Clínica Médica e Cirúrgica. Hospital Universitário do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Leda Aparecida Vanelli Nabuco de Gouveia

Enfermeira. Doutora em Educação. Docente do Programa de Residência em Gerenciamento de Clínica Médica e Cirúrgica. Hospital Universitário do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Maristela Salete Maraschin

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Programa de Residência em Gerenciamento de Clínica Médica e Cirúrgica. Hospital Universitário do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Nelsi Salete Tonini

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo - USP. Docente do Programa de Residência em Gerenciamento de Clínica Médica e Cirúrgica. Hospital Universitário do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Downloads

Publicado

2022-10-03

Como Citar

MoaraPissaia de Lima, M., Marques Lounay, C. R., dos Santos Dias, E., Vanelli Nabuco de Gouveia, L. A., Salete Maraschin, M., & Salete Tonini, N. (2022). Fragilidades e desafios enfrentados por residentes multiprofissionais de um hospital escola. Nursing (Edição Brasileira), 25(293), 8854–8865. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i293p8854-8865

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos