Crianças e adolescentes com diabetes: ações educativas no desenvolvimento de habilidades para o autocuidado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i292p8700-8713

Palavras-chave:

Diabetes mellitustipo 1, Saúde da criança, Saúde do adolescente, Educação em saúde, Autocuidado

Resumo

Objetivo: Analisar o processo de construção de uma proposta de orientação para o cuidado em Diabetes Mellitus tipo 1, a partir de conhecimentos e habilidades em práticas de cuidado de crianças, adolescentes e suas mães. Métodos: Estudo qualitativo, convergente-assistencial, com 16 crianças e adolescentes com diagnóstico de Diabetes Mellitus tipo 1, e suas mães, atendidos em um ambulatório de endocrinologia. Resultados: identificou-se dificuldades similares entre mães e filhos, acerca do conhecimento da doença, e das ações de cuidado. Tal diagnóstico subsidiou o desenvolvimento de intervenções educativas. Conclusão: os participantes não apresentavam conhecimentos suficientes sobre a doença e os cuidados para garantir o controle adequado do diabetes. A construção de proposta educativa proporcionou uma relação horizontal e dialógica entre as pesquisadoras e os participantes.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Garcia Lopes Merino

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora no Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, Paraná, Brasil.

Bianca Machado Cruz Shibukawa

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora no Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, Paraná, Brasil.

Gabrieli Patricio Rissi

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, Paraná, Brasil.

Beatriz Sousa da Fonseca

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem. Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, Paraná, Brasil.

Marcela Demitto Furtado

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora no Programa de Pós-Graduação em enfermagem da Universidade Estadual de Maringá/UEM, Maringá, Paraná, Brasil.

Ieda Harumi Higarashi

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora no Programa de Pós-Graduação em enfermagem da Universidade Estadual de Maringá/UEM, Maringá, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-09-05

Como Citar

Garcia Lopes Merino, M. de F., Machado Cruz Shibukawa, B., Patricio Rissi, G., Sousa da Fonseca, B., Demitto Furtado, M., & Harumi Higarashi, I. (2022). Crianças e adolescentes com diabetes: ações educativas no desenvolvimento de habilidades para o autocuidado. Nursing (Edição Brasileira), 25(292), 8700–8713. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i292p8700-8713

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos