Cuidados de enfermagem para prevenção de lesão de pele em recém-nascidos pré-termo: Revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i292p8688-8699

Palavras-chave:

Recém-nascido, Pré-termo, Pele, Cuidados de enfermagem

Resumo

Objetivo: descrever o que tem sido escrito cientificamente sobre a adequação da assistência da enfermeira no centro cirúrgico no cenário da pandemia por Covid-19. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. Como critérios de inclusão, elegeu-se: artigos completos disponíveis em português e inglês, publicados a partir de 2020, ano que deu início a pandemia até janeiro de 2022. Para organização e análise dos dados, recorreu-se ao Método de Análise de Conteúdo. Resultados: Foram selecionados 8 artigos. Como categorias de análise, emergiram os seguintes temas: o estabelecimento de protocolos operacionais específicos para a realização de cirurgias durante a pandemia da Covid-19 e a necessidade de readequação dos profissionais de saúde e a importância da enfermeira neste contexto. Conclusão: A enfermeira teve papel fundamental em todo o processo de estruturação e direcionamento do cuidado ao paciente, destacando seu potencial como protagonista no processo de cuidar em saúde.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Silva

Enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal Formação profissional: Enfermeira especialista em neonatologia e enfermagem dermatológica, mestranda do mestrado profissional de enfermagem na Universidade Federal Fluminense (MPEA).

Eny Dórea Paiva

Professora associada I do departamento de enfermagem materno-infantil e psiquiátrica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC); docente permanente do mestrado profissional em enfermagem assistencial (MPEA) Formação profissional: Mestrado em enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP), doutorado em Ciências da Saúde pela USP; Pós Doutorado em Enfermagem na Ryerson University em Toronto - Canadá.

Downloads

Publicado

2022-09-05

Como Citar

de Cássia Silva , R., & Dórea Paiva, E. (2022). Cuidados de enfermagem para prevenção de lesão de pele em recém-nascidos pré-termo: Revisão integrativa. Nursing (Edição Brasileira), 25(292), 8688–8699. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i292p8688-8699

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos