Construção de tecnologias educativas no ensino de reanimação cardiopulmonar para educadores do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i292p8604-8617

Palavras-chave:

Enfermagem, Tecnologia Educativa, Primeiros Socorros, Suporte Básico de Vida, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: relatar a experiência sobre a produção e a divulgação de uma tecnologia, em forma de cartilha educativa, para orientar educadores que atuam no ensino fundamental, sobre as ações de primeiros socorros que devem ser tomadas frente à uma parada cardiorrespiratória. Método: trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência. O desenvolvimento do projeto ocorreu no primeiro semestre de 2021, respeitando as etapas metodológicas sugeridas por Sabino para a construção de cartilhas educativas. Resultado: desenvolveu-se uma cartilha educativa intitulada “Suporte Básico de Vida para Educadores do Ensino Fundamental”, contendo 28 páginas, com dimensão de 297x210mm, editoradas com auxílio do software Adobe InDesign. Conclusão: a cartilha educativa pode tornar-se uma ferramenta válida a ser utilizada pelos educadores, com o objetivo de informar, reforçar conhecimentos e formar multiplicadores para reanimação cardiorrespiratória, reduzindo a morbimortalidade por causas externas na infância e na adolescência.

Biografia do Autor

Peter Maximiliano de Oliveira Lemos

 Enfermeiro pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

Elisangela de Quadros

Enfermeira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

Rodrigo Madril Medeiros

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Especialista em Enfermagem em Emergência. Enfermeiro de Gestão Assistencial do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Márcio Neres dos Santos

Enfermeiro. Doutor em Biologia Molecular e Celular. Mestre em Educação. Bacharel e Licenciado em Enfermagem. Titulado em Emergência pelo COBEEM/ABRAMEDE. Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Orientador da Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição. Porto Alegre, RS - Brasil.

Downloads

Publicado

2022-09-05

Como Citar

de Oliveira Lemos, P. M., de Quadros, E., Madril Medeiros, R., & Neres dos Santos, M. (2022). Construção de tecnologias educativas no ensino de reanimação cardiopulmonar para educadores do ensino fundamental. Nursing (Edição Brasileira), 25(292), 8604–8617. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i292p8604-8617

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos